A história de um pouco mais de 12 minutos de duração, conta sobre a vida e carreira de Trajano Coelho Neto e do jornal Ecos do Tocantins, em Pium, noroeste do Estado. No vídeo é possível entender como os textos, muitas vezes escritos pelo próprio Trajano, ajudaram na luta separatista do estado do Tocantins, a partir da década de 1950. O documentário estará disponível no Youtube, no próximo neste domingo , 13, através do canal Idearte Audiovisual.
Eco dos Esquecidos é um documentário escrito pela jornalista Ana Carolina Monteiro, apresentado como requisito para obtenção do título de Bacharel em Jornalismo, pela Universidade Federal do Tocantins. O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Carlos F. M. Franco, em uma parceria com o canal Idearte Audiovisual.
“É muito gratificante contribuir para a preservação de documentos históricos, principalmente quando se diz respeito ao nosso Estado. A ideia de trazer essa pesquisa para o meio audiovisual, além de servir como um conteúdo informativo, vai intensificar ainda mais a procura por documentários regionais”, afirma Ana.
O curta é um trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que complementa pesquisas sobre o jornal Ecos do Tocantins, em uma plataforma audiovisual.