Ícone do site Gazeta do Cerrado

Eduardo Gomes sugere prioridade na votação de socorro aos municípios e a PEC Emergencial: “sou municipalista na alma, na prática e no trabalho”

Senador Eduardo Gomes – Foto – Gazeta do Cerrado

Da ATM- Maju Cotrim, Gazeta do Cerrado

Prefeitos e prefeitas do Tocantins protestam na manhã desta sexta-feira, 1º, no auditório da ATM, em Palmas, contra a queda de receitas e atrasos de recursos durante a Mobilização Municipalista: FPM em queda, Municípios no Vermelho, organizada pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM). – O protesto tem participação dos parlamentares que compõem a Bancada Federal do Tocantins em Brasília.

O senador Eduardo Gomes participou pessoalmente e levou seu apoio á pauta. “Estou preocupado mas otimista com a união jamais vista nos mais de 5,7 mil municípios, tenho certeza que não vai falar união para solução”, comentou.

Ele prestou contas dos recursos destinados para os 139 municípios através também do Calha Norte e Codevasf.

“Conversei com o secretário de Fazenda e Wanderlei e já contratamos e deve ser recebida ainda este mês as caminhonetes para as Assistências sociais dos municípios”, anunciou.

“Aprendi que muito mais que a briga específica insistes do município ele é permanente e quando algente se une a gente acha solução”, pontuou.

“Tem um alento que podemos buscar como solução e outras medidas que podem ser pensadas”, disse. Ele lembrou ações voltadas para os municípios quando ele era líder no Congresso.

Ele sugeriu o reforço ao apoio ao cronograma e praticidade e transparência na liberação das emendas. “São 227 bi para o ajuste fiscal o que custa parar a comissão e colocar em votação? Basta esse direcionamento e união, temos que concentrar na força dos municípios”, disse.

“Momento é de transparência e recomposição do FPM e da PEC emergencial dos municípios”, pontuou.

“Vamos nós da bancada mostrar e dizer que não vamos andar com a votação no (na comissão) orçamento enquanto não achar espaço para os municípios”, propus.

“Me Considero municipalista na alma, na prática e no trabalho”, disse.

“Meu compromisso com a pauta e de 100%, ele sugeriu que seja “forçado a barra” para votar agora o socorro aos municípios.

“Meu voto na reforma tributária depende do aval dos 139 municípios, vou votar do jeito que vocês definirem”, disse.

Elogiado

O senador foi muito elogiado e fez corpo a corpo com os gestores.

“Ajudou a ATM a se consumar, corre no seu DNA a causa municipalista”, disse Diogo sobre ele.

Participam o senador Eduardo Gomes, os deputados federais Felipe Martins, Vicentinho Junior, Alexandre Guimarães, Ricardo Ayres, Eli Borges e Carlos Gaguim. O presidente da Assembleia, Amélio Cayres e os também estaduais Vanda Monteiro, Jair Farias, Cleiton Cardoso, Luciano e Janad Valcari.

Sair da versão mobile