
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou o Selo Escola Antirracista do Tocantins. As inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 10.
O selo tem como objetivo reconhecer e premiar as boas práticas de escolas das redes estadual e municipal que, ao longo do ano letivo de 2025, desenvolverem ações pedagógicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento do racismo.
Podem participar todas as unidades escolares das redes estadual e municipal do Tocantins que promovam uma educação comprometida com a equidade racial, conforme os princípios do Poder Afro e as Diretrizes da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).
Para o secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson, o lançamento do Selo Escola Antirracista representa um marco importante para a educação tocantinense. “Mais do que um reconhecimento, o Selo é um convite para que todas as escolas se tornem espaços de respeito, representatividade e equidade racial. Reconhecer essas práticas é fortalecer a formação cidadã, o respeito à diversidade e o protagonismo de estudantes e educadores na construção de uma sociedade mais igualitária”, afirmou.
Inscrições
As unidades escolares poderão se inscrever entre os dias 1º e 10 de novembro de 2025, por meio do formulário eletrônico disponível no link https://accounts.google.com/v3/signin/identifier?continue=httpsdocs.google.comformsde1FAIpQLSfPz14In-offajMQXH3YDhw-cfe0ynoT4rwS1vzkesqdRr1yAviewformuspsend_form&dsh=S11080013591762170012787426&followup=httpsdocs.google.comformsde1FAIpQLSfPz14In-offajMQXH3YDhw-cfe0ynoT4rwS1vzkesqdRr1yAviewformuspsend_form&ifkv=ARESoU1h2L44TSMKpAPYoCwtbsBXUcc0MiZYukPGodgMi-9w1xnoHxy8MJWT-l1g2lud7tNek1uXig<mpl=forms&osid=1&passive=1209600&service=wise&flowName=WebLiteSignIn&flowEntry=ServiceLogin.
No ato da inscrição, deverão ser enviados, em formato PDF, o formulário de identificação da unidade escolar e declaração conjunta com a Superintendência Regional de Educação (SRE), o Portfólio de Evidências devidamente preenchido e o termo de autorização de uso de imagem e voz para menores de 18 anos, conforme modelos disponíveis no edital, no Diário Oficial nº 6.918, e no Site da Seduc.
As práticas pedagógicas apresentadas no Portfólio de Evidências devem ter sido desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2025, com término até o dia 31 de outubro. Para receber a certificação, as escolas precisam alcançar no mínimo 60 pontos, conforme o barema detalhado no Anexo III do edital.
Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
Fonte: Dicom Seduc/Governo do Tocantins