Secretaria de Estado da Educação do Tocantins - Foto: Seduc/Governo do Tocantins
Secretaria de Estado da Educação do Tocantins - Foto: Seduc/Governo do Tocantins

Em evento realizado na manhã desta segunda-feira, 23, no município de Paranã, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou uma série de ações voltadas à valorização da educação pública no estado. Entre as principais promessas está a inauguração ou o lançamento de uma obra da Educação por semana até junho de 2026, além da reformulação completa do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais da área.

“Vamos entregar mais de 34 escolas novas só neste ano. Todas as semanas teremos lançamento ou inauguração de obras, incluindo reformas e construções de unidades com padrão elevado, como as escolas profissionalizantes”, afirmou o governador.

Entre os projetos destacados, estão o lançamento da nova escola de Gurupi, programada para setembro, além do início das obras da Escola Estadual de Porto Nacional, que será completamente reconstruída. Segundo Wanderlei, a unidade tem valor histórico para a cidade e para ele pessoalmente: “Estudei quatro anos naquela escola. Vamos entregar uma unidade nova, à altura da sua história.”

Outras obras citadas incluem a Escola Brasil, em um distrito de Porto Nacional, que passará por reconstrução completa e será entregue no início de agosto, e o lançamento do novo Caic em Palmas, cuja empresa já está trabalhando no local.

Reestruturação da carreira dos professores

Durante o discurso, Wanderlei Barbosa também reforçou o compromisso do governo com a valorização da categoria dos educadores. Ele afirmou que está determinado a entregar uma reformulação completa do PCCR da Educação até o fim de seu mandato.

“O que queremos é uma carreira digna, que respeite o professor desde o início até o fim de sua trajetória. Hoje, muitos chegam à aposentadoria com um salário de R$ 8 mil, mas queremos garantir uma progressão justa e reconhecimento real. O estudo técnico está em andamento, e nosso governo está comprometido com isso”, declarou.

Ele lamentou a tentativa de alguns de tentar politizar o debate.

“Às vezes, não é nem preocupação com a categoria, é politicagem. Nosso governo está pensando nos professores, nos servidores, no Tocantins. E ninguém vai nos impedir de entregar o que é justo”, disparou.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins