Ao se reunir com cerca de 30 advogados de Augustinópolis, Araguatins e região do Bico do Papagaio, nesta quinta-feira, 01, o candidato a presidente da OAB-Seccional-TO, Juvenal Klayber, da chapa OAB Unida, OAB Respeitada, defendeu mais uma vez a interiorização da OAB com o fortalecimento das subseções e o resgate da Instituição, para sua finalidade principal, que é a defesa do profissional e de suas prerrogativas. “A garantia constitucional do livre exercício da profissão está sendo preterida como, por exemplo, os limites impostos na atuação do advogado ao contrário do que ocorre com o defensor público e ministério público”, diz Juvenal.
Para a valorização e apoio aos jovens da advocacia, Juvenal Klayber tem como proposta o pagamento proporcional da anuidade, de acordo com o mês do recebimento da carteira profissional. “Não é justo ao profissional iniciante, que recebe sua carteira no final do ano, pagar a anuidade cheia. Esse pagamento deve ser proporcional aos meses posteriores ao recebimento”, defendeu Juvenal Klayber, que ainda quer passar a cobrança da anuidade, hoje cobrada em fevereiro, para o mês de maio.
O candidato também quer a efetiva participação da Escola Superior da Advocacia, na formação e qualificação dos advogados e advogadas, com cursos de atualização e pós-graduação, a preços compatíveis com a realidade do Tocantins. “Queremos que o profissional do Bico se qualifique aqui mesmo na região. Para isso, a ESA deverá oferecer cursos pela internet, de modo a atender a todos que querem crescer na advocacia”, justificou.
O advogado Mauro Ribeiro da Costa, de Axixá, resumiu o sentimento dos advogados do Bico do Papagaio, de aceitação ao nome de Juvenal Klayber para presidir a Ordem no Tocantins. “Vejo a candidatura do Juvenal como uma luz no fim do túnel. Suas propostas de descentralização da gestão da OAB e o incentivo aos advogados iniciantes como a capacitação. São pontos positivos das propostas de Juvenal, e eu passo a acreditar que a OAB passará a existir de fato para nós com o respeito às nossas prerrogativas”, defendeu Mauro.
A advogada Tamires Vilarino, de Araguatins, candidata a conselheira na chapa OAB Unida, OAB Respeitada, destacou a representatividade das mulheres e dos jovens da advocacia, no projeto Juvenal Klayber. “A região norte e as mulheres estão sendo reconhecidas e as propostas do Juvenal contemplam não só a capital, mas também o interior, hoje esquecido pela OAB”, finalizou Tamires.