Chegamos ao fim do ano, o Natal já está aí. Mas, para os brincantes das quadrilhas juninas ainda falta o Arraiá da Capital, e o ano não poderia terminar sem a festa mais tradicional de Palmas com o seu concurso de juninas e muito forró. Assim, neste ano atípico, o evento promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) junto com a Federação das Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto), após algumas adaptações, acontecerá de 25 a 29, sempre às 19 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, no @cidadepalmas (Youtube e/ou Facebook).

Adaptado às necessidades de distanciamento social, em razão da prevenção à Covid 19, e tendo como modelo a ‘Live Arraiá Solidário’ promovida em junho deste ano, o 28º Arraiá da Capital será realizado através de lives transmitidas a partir do Espaço Cultural de Palmas José Gomes Sobrinho, e com a disputa apenas de casais representantes das quadrilhas juninas da Capital, nas modalidades: Melhor Rainha do Arraiá da Capital, Melhor Casal de Noivos, Melhor Casal de Reis, Melhor Casal Cangaço.

A festança será iniciada na quarta, 25 e segue até 29 de novembro. Em cada dia haverá apresentação de uma modalidade, e no último dia a divulgação dos resultados. As juninas que tiverem a melhor somatória de resultado das apresentações de seus casais representantes receberão o troféu de Campeã em suas modalidades, Grupo de Acesso e Grupo Especial.

O forró também não poderia ficar de fora da festa virtual que terá apresentações musicais da cantora Eletra, Trio Bacana, Forró Pedra de Fogo, Forró do H, Cleiton Farias, Cintia e Janaína, Ageu e Rodrigo, Karollina e Nadyana Oliveira do Cerrado e Théo Santana.

O presidente da FCP, Giovanni Assis, ressalta que a realização do Arraiá, em 2020, tem a finalidade de garantir a permanência da tradição e ao mesmo tempo cumprir com o compromisso firmado junto às quadrilhas juninas que começam a se organizar para a festa já no final do ano anterior, o que acarreta em custos financeiros e contratos que são realizados em razão do Arraiá. A não realização da festa acarretaria em endividamento e até mesmo no fim de muitas juninas. “Essas Juninas já haviam iniciado suas programações antes da pandemia, uma série de profissionais e artistas já tinham se movimentado para a realização do Arraiá”, afirma Giovanni.

Programação

·         Dia 24/11 – Concurso da Rainha do Arraiá da Capital;

·         Dia 25/11 – Melhor Casal de Noivos Grupo de Acesso e Especial;

·         Dia 26/11 – Melhor Casal de Reis Grupo de Acesso e Especial;

·         Dia 27/11 – Melhor Casal Cangaço Grupo de Acesso e Especial;

·         Dia 29/11 – Premiação e desfile dos ganhadores.

Fonte: Secom Palmas