Equipe Gazeta do Cerrado

O tocantinense e dianopolitano, Hercy Filho que está no cargo de ministro interino participou da audiência pública em Dianópolis para discutir as condições de uso múltiplo do lago no Distrito Irrigado Manuel Alves. A proposta é de autoria do deputado Estadual Ricardo Ayres (PSB) e busca uma solução de acessibilidade à praia pelo distrito, bem como o uso do lago para atividades turísticas, econômicas e esportivas.

Em entrevista durante o evento o ministro interino saiu na defesa do Turismo local. “O lago é um atrativo turístico da maior dimensão, subutilizado. Ele tem uma finalidade de produção, e essa finalidade a gente torce que ela aumente a cada dia. Mas deixar de fazer o uso turístico daquele lago é um pecado sem perdão”, afirmou.

Sobre a audiência ele disse: “A iniciativa do deputado Ricardo Ayres foi muito providencial no sentido de trazer a sociedade ao debate, para que em conjunto a gente discuta a importância a as soluções para reabrir o lago”, afirmou.

Ele comentou ainda a integração entre os governos federal, estadual e municipal. “As três esferas, tanto que tem um setor de governança no Turismo, para a regionalização do turismo que é exatamente para promover essa integralização em todas as esferas do governo federal, estadual e municipal. Cada um fazendo sua parte para fazer com que o turismo prospere”, destacou o ministro interino.

Hercy também destacou o potencial turístico das Serras Gerais. “A região das Serras Gerais é riquíssima. Dia 20 estaremos em Natividade também debatendo as Serras Gerais. Região com singularidade com o Jalapão, com esse lago grandioso. Com a Garganta próximo a Bahia. Um nativo turístico imenso”, ponderou.

E reforçou que com a ajuda do Governo Federal, fomentara o turismo local. “E nós vamos com o ministério, com o Governo Federal trabalhar juntos. Estou representando o ministro Marcelo Alvaro, que está na Rússia tratando também de assuntos de interesse do Brasil para que esta região importante do Tocantins possa se inserir no contexto do turismo global”, disse.