Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado

A previsão para pagamento da primeira parcela da Data-Base dos servidores estaduais, firmada em um acordo com o Governo do Tocantins, deve ser paga nesta sexta-feira, 1º, a pelo menos 63% da categoria. A regularização do benefício é um pedido antigo de todas as classes do Estado.

Os outros 37% dos servidores, devem receber também a primeira parcela na próxima sexta-feira, 8. O acordo que foi firmado no último dia 18 é uma medida provisória que segundo o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe-TO) possui efeito de lei.

Os 17 sindicatos e associações acordaram, de forma consensual, com o governo do Estado o parcelamento da implementação da data-base 2017 em três parcelas e a implantação da deste ano em novembro.

A segunda parcela será paga no mês de agosto e a outra em outubro. Serão acrescentados a cada uma das três parcelas, 1,30% referentes a Data-Base de 2017. O custo desse acordo vai custar ao Governo do Estado cerca de R$ 10 milhões.

Já o pagamento da data-base de 2018, terá um impacto de R$ 4 milhões e será paga em uma parcela única no mês dezembro deste ano.

De acordo com as informações de Cleiton Pinheiro, presidente do Sisepe-TO, os servidores estão lutando para receber o que é direito deles desde maio do ano passado.

“O governo do Marcelo Miranda não pagou nossa data-base mesmo tendo feito um acordo.Deixou os servidores a mercê sem dar nenhuma explicação, agora tivemos que correr atrás do prejuízo”, afirmou à Gazeta.

Pinheiro disse ainda ainda que após o acordo, toda a categoria foi contemplada e todos vão receber sem mais nenhum atraso. “O que temos para receber, são os retroativos de 2015 e 2017. Já estamos abrindo um canal de negociação com esse governo para que os valores de sejam pagos”.

Confira abaixo como ficam as parcelas da Data-Base.

1ª – Junho;

2ª – Agosto;

3ª – Setembro;

Data-Base 2018 – Parcela única em Dezembro.