Leila Bezerra participa do Programa Jeito de Mulher para aprender a construir sua casa.

Larissa Marra – Jornalista Gazeta do Cerrado

O Portal Gazeta do Cerrado traz uma série de reportagens sobre mulheres que saem do mercado tradicional e migram para profissões “consideradas masculinas”. Durante muitos anos, mulheres em todo o mundo foram subjugadas e estereotipadas para determinadas funções em sociedade. Predominantemente, elas eram consideradas adequadas somente aos trabalhos domésticos e para o cuidado do marido e dos filhos.

Com o passar do tempo, essa realidade foi sendo modificada, mas ainda é um desafio atual. A ideia de que o homem tem mais força ou habilidade para certos trabalhos em relação à mulher tem sido constantemente descartada como argumento para impedir que a figura feminina assuma qualquer posto profissional.

Pensando nisso, Leila Bezerra da Silva Santos, resolveu entrar no programa Jeito de Mulher e aprender técnicas de construção civil com o curso de pedreiro. A profissão sempre foi admirada por ela, pois acha lindo o fato de construir uma casa do zero. “Eu tenho uma chácara e resolvi fazer o curso para construir a minha casa. Mesmo que que não consiga sozinha, com o curso, eu pretendo ajudar”, ressalta.

E você, também se identifica com alguma profissão majoritariamente considerada masculina? Esqueça esse padrão! Ninguém deve definir um perfil, mas sim capacitar-se para atuar com excelência.

Homens e mulheres se valem de diferentes estratégias e habilidades para responder a uma mesma tarefa, o que não significa que um é melhor ou mais privilegiado do que o outro para a execução dela.

Sobre o Projeto Jeito de Mulher

O Projeto conta com recursos de mais de R$ 880 mil do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, com contrapartida e execução do Governo do Tocantins. Ao final serão atendidas 435 mulheres.

Os cursos da segunda etapa estão sendo ofertados nos oito municípios onde o Sine tem postos, sendo em Araguatins – Produção de Derivados de Leite (80 horas); Dianópolis – Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Instalador de Alarme Residencial (80 horas); Guaraí – Produção de Derivados de Leite (80 horas); Gurupi – Produção de Derivados de Leite (80 horas) e Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas); Palmas – Mecânica de Injeção Eletrônica (160 horas); Paraíso do Tocantins – Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas); Porto Nacional – Mecânica de Manutenção de Motocicleta (160 horas).

Além de participarem dos cursos gratuitamente, as alunas serão contempladas com todo o material didático das aulas teóricas, os materiais e os equipamentos de segurança necessários para as disciplinas práticas, além de alimentação e vales-transportes diários.