Prefeito de Lavandeira Roberto César – Foto – Gazeta do Cerrado

De Lavandeira/ Maju Cotrim

O município de Lavandeira completa 27 anos no próximo dia 19 de dezembro. A Gazeta fez uma entrevista exclusiva com o prefeito Roberto César sobre a situação e desafios da cidade.

Ele relembra o início: “Aqui era uma Fazenda, distrito de Aurora e hoje chegamos onde estamos”, disse,

O gestor conta que chegou na cidade em 1997. O município tinha apenas 11 dias e ele veio junto com toda família. Ele começou seu envolvimento com o esporte através de escolinhas de futebol, teve dois mandatos de vereador e está no último de prefeito.

O gestor afirmou que vai conseguir entregar uma Lavandeira com melhor infraestrutura, “trabalhamos na humanização dos serviços, era um poder arcaico e ditador e hoje conseguimos mudar isso”, disse.

A cidade tem a melhor saúde básica do Tocantins e a segunda do país. “Trabalhamos para fazer um serviço que chegue á toda população”, pontuou.

O prefeito falou ainda que tem um planejamento sério e que prioriza o cidadão.

“Vamos entregar uma Lavanderia 100% asfaltada, toda parte de infraestrutura, muitos investimentos no turismo e será uma das cidades mais prósperas das Serras Gerais”

A gestão recebeu o Selo Diamante de gestão pública pelo TCE pela transparência do município. “Transparência, legalidade e zelo pela administração pública são pilares da gestão”, disse,

Na educação hoje a cidade tem uma escola de tempo integral com cerca de 238 alunos.

Parcerias

O gestor comentou sobre as parcerias políticas em prol da cidade; Eduardo Gomes, Kátia Abreu Irajá além de Ricardo Ayres, Dulce Miranda, Professora Dorinha e Luana Ribeiro.

“São mais de R$ 10 milhões alocados, recursos importantes que tem nos ajudado a desenvolver o município”, disse. Segundo ele, as parcerias são fundamentais para o desenvolvimento da cidade.

Relação com o governo

O prefeito analisou a parceria com o Estado. “É uma parceria boa institucionalmente”, disse.

Desafio

Na opinião do gestor, o maior desafio da cidade e melhorar a cidade na atração turística com relação a hotéis e também opções de alimentação.

Região sudeste

César analisou ainda a “desunião política local” o que fez com que a região tenha um deputado local. “Vejo um despertar muito grande e anseio da nossa sociedade”, disse.

História da Cidade

Por volta de 1961, João Cardoso, prefeito do Município de Aurora, doou parte de sua fazenda Lavandeira, onde, aos domingos, se realizava uma feira, para onde se dirigiam as famílias que vinham do interior fazer compras, e, também, lavar roupas no Rio Palma. Esse cenário deu origem a um novo povoado denominado Lavandeira.

Com a abertura da estrada de Aurora para Campos Belos, em Goiás, o povoado foi crescendo, com a chegada de agricultores vindos de Brasília, de Minas Gerais, da Paraíba e da Bahia, comprando áreas para o cultivo de lavouras de milho, arroz, mandioca e outros produtos, dando início a abertura de fazenda de gado.

O município, que era ligado a Aurora do Tocantins, foi emancipado apenas em 1995 e instalado em janeiro de 1997.