As últimas apresentações da curta temporada de ‘Auto da Compadecida’ no Theatro Fernanda Montenegro acontecem neste sábado, 05, e domingo, 06, às 20 horas. A adaptação de uma das peças mais populares de Ariano Suassuna é apresentada pela Cia de Theatro Fernanda Montenegro, sob direção de Cícero Belém, com exibições em sessões especiais para escolas públicas, universidades e para o grande público.
Escrita em 1955 e encenada pela primeira vez em 1956, ‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna é uma das principais peças do teatro brasileiro, tendo sido adaptada para a televisão e para o cinema. Inspirada na Literatura de Cordel, a peça é construída em três atos, que ilustram de forma leve e bem-humorada, as desventuras do povo sertanejo em meio à seca, a fome e a miséria.
O espetáculo, que tem classificação livre, apresenta uma adaptação que privilegia a mesma narrativa da obra original, entretanto, com diálogos e cenas que não obedecem necessariamente à mesma sequência da obra do autor. “Não arrisco afirmar que se trata de uma releitura, mas buscamos construir um espetáculo com a nossa pegada, o nosso olhar, localizado em um sertão que pode ser o Nordeste, o sertão mineiro, goiano ou tocantinense”, afirma Cícero Belém.
A Jornalista Ana Franco, que assistiu a peça na quinta-feira, destaca a atualidade da montagem “O espetáculo está maravilhoso, uma releitura incrível muito bem contextualizada com questões políticas atuais. Amei, estão de parabéns
Seguindo uma das características mais fortes da obra, a alegria, a Cia de Teatro Fernanda Montenegro apresenta um ‘Auto da Compadecida’ com música, dança e rima.
“Achei a Peça maravilhosa, uma crítica implícita a alguns aspectos que a gente tem vivido em nosso País, sem contar que a atuação tá espetacular. Saber que são atores da nossa terra, um espetáculo da nossa cidade, foi mais gostoso ainda de prestigiar”, afirmou a advogada Andressa Botelho, após a apresentação de sexta-feira, 04.
Cia de Teatro Fernanda Montenegro
A Cia de Teatro Fernanda Montenegro é um braço do projeto de formação de novos atores e plateia, desenvolvido desde 2017 pela Fundação Cultural de Palmas FCP). A Cia já realizou a montagem de três espetáculos sendo eles ‘Branca de Neve e os sete anões’, ‘Pluft o fantasminha’ e por último ‘Romeu e Julieta’, que fez temporada bem sucedida de crítica e público em agosto último, no Theatro Fernanda Montenegro.
Serviço
O quê: O Auto da Compadecida – Cia de Teatro Fernanda Montenegro
Onde: Theatro Fernanda Montenegro
Quando: 05 e 06, às 20h – Sessões para o grande público
Ingressos: R$ 30 inteira, R$ 15 a meia.
Fonte: Secom Palmas