Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
O ex-prefeito Francisco José Ferreira Lima, de Monte Santo do Tocantins, região central do Estado, foi condenado pela Justiça por improbidade administrativa. De acordo com o Tribunal de Justiça (TJ-TO), Lima teve os direitos políticos suspensos por cinco anos e terá de pagar uma multa no valor de R$ 22.794,21. Crime aconteceu entre 2012 e 2016.
De acordo com sentença, dada pelo juiz Adolfo Amaro Mendes, o ex-gestor deixou de repassar para uma instituição financeira, o valor de empréstimos consignados contratados por servidores, que era descontado em folha de pagamento.
Na decisão, o juiz disse que a dívida junto à Caixa só existe por omissão do ex-prefeito. “Assim sendo, a dívida junto à Caixa Econômica Federal, comprovadamente, foi ocasionada por omissão do demandado em determinar a retenção e repasse dentro da forma conveniada”, ressaltou.
A multa fixada à Francisco José Ferreira Lima foi o equivalente ao valor do dano causado as cofres públicos. Além de perder os direitos políticos, Lima está proibido de contratar o Poder Público ou receber qualquer benefício, incentivos ficais ou creditícios também por cinco anos.