Maju Cotrim

Este 2023, primeiro ano da segunda gestão de Wanderlei Barbosa, foi marcado por vários momentos positivos para o Tocantins que foram capitaneados ou teve a mão da gestão estadual. Desde a venda de carbono, algo inédito, até outros marcos na composição do governo, Wanderlei em meio a tantos desafios diários em várias áreas no Tocantins, já consegue acumular alguns pontos nos quais foi pioneiro.

A Gazeta listou alguns deles:

Redd+

O Tocantins foi o primeiro estado a apresentar um REDD+ para o bioma Cerrado. O mecanismo representa um marco regulatório capaz de dar ao programa a segurança jurídica necessária. Tal estratégia pode abranger diversos subprogramas e possibilitar a transformação de carbono em ativos financeiros que possam subsidiar atividades de baixo impacto e com salvaguardas sociais.

O Estado assinou dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, em Genebra, na Suíça, um acordo técnico e comercial com a Mercuria Energy Trading S/A para a realização do projeto de qualificação e certificação do Programa de REDD+ (Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação) Jurisdicional do Estado. Com a certificação, o Tocantins será o primeiro Estado do Brasil e um dos pioneiros no mundo a comercializar créditos de carbono no mercado de carbono voluntário. 

Criação de secretarias históricas

Wanderlei fez história ao criar a primeira pasta para povos originários e tradicionais e empossou a primeira indígena no 1º escalão, Narubia Werreria. Criou ainda a pasta da Mulher, uma demanda histórica e recriou a da Cultura, ações que garantem representatividade. Agora vai criar também a pasta de Igualdade Racial pela primeira vez na história.

O título de governador mais bem avaliado do país

Pesquisa de opinião pública divulgada pelo Republicanos apontou este ano o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) como o gestor estadual mais bem avaliado do país. Segundo a pesquisa, Wanderlei Barbosa alcançou 87% de aprovação. A pesquisa foi realiza pelo instituto Veritá, que avaliou os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal.

Maior estabilidade política dos últimos tempos

Wanderlei Barbosa governa sem muito incômodo da oposição que quase não existe no Tocantins no momento. O governador conta com apoio dos 24 deputados estaduais, os oito deputados federais e dois dos três senadores. Conta ainda com a parceira dos 139 gestores municipais, incluindo inclusive a prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro (PSDB).

Internet indígena

Wanderlei Barbosa se tornou o primeiro governador a levar acesso gratuito à internet para comunidades indígenas do Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa esteve na aldeia do povo Krahô, Manoel Alves, em Itacajá, lançando dois programas de atenção voltada a estes povos: o Tô na Net, que leva internet gratuita à comunidade, e a Rede de Acesso à Justiça para Povos Originários e Tradicionais (Rejusto). Com isso, Wanderlei Barbosa se torna o primeiro governador em exercício a fazer essa visita e a implementar o acesso à internet a uma comunidade indígena tocantinense.

O maior programa de jovens

Outro dado que também é referência: o Projovem trabalhador é o maior programa de primeiro emprego do Norte do Brasil e tem por objetivo inserir no mercado de trabalho 3 mil adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 16 e 21 anos, residentes nos 139 municípios tocantinenses. O Programa é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) é a empresa contratada para a execução.

Destaque fiscal

O relatório do Tesouro Nacional demonstrou também que o Tocantins é o estado que mais cresce após conseguir nota B com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A classificação mede a estabilidade de estados e municípios em relação à possibilidade de realizar empréstimos com a garantia da União. Segundo a gestão estadual, são os melhores indicadores fiscais da história do Estado.

Cotas

Foi o governador que se preocupou e mandou para a Assembleia Legislativa a lei de cotas pela primeira vez na história do Tocantins que é um estado com 70% da população negra. a Lei de Cotas, que reserva vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas em concursos públicos estaduais e de entidades do poder executivo. O projeto, que precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa, prevê a reserva de 10% das vagas para pessoas negras, 5% para indígenas e 5% para quilombolas.

Primeiro concurso

Foi realizado o primeiro concurso da história da Agência de Fomento do Tocantins. “Estamos resgatando uma dívida histórica, publicando o edital do primeiro concurso da Agência de Fomento do Tocantins. Devemos garantir o acesso das pessoas ao serviço público, respeitando as regras constitucionais e, agora, faremos este concurso para dar segurança jurídica e regularizar a carreira dos profissionais da Agência”, disse Wanderlei no lançamento do certame.

Edital Dona Miúda

Foi na gestão de Wanderlei que aconteceu o Edital Dona Miúda, que fomentou e homenageou os representantes dos saberes tradicionais e das manifestações populares que compõe a identidade tocantinense.  O Conselho de Cultura através da presidente Meire Maria pediu que o governo torne o prêmio permanente porque é a primeira vez que o Estado tem um edital para griôs e o governador concordou.