Por Ramom Recaman – direto de Barcelona, Espanha 

Foram mais de 2 meses de total confinamento, dias muito duros, com muita mortes, essa pandemia é uma avalanche literalmente perversa.

O confinamento deu resultado, baixamos consideravelmente o número de mortes e os de contágios. Agora estamos iniciando um processo de desescalada que terá 4 fases de 0 a 3 de no mínimo 15 dias cada e regionalizado. 70% da Espanha está na fase 1, algumas ilhas na fase 2 e as regiões com mais densidade populacional como Madrid e Barcelona, como ainda não cumprem os critérios, na fase 0.

Tudo tem que ser feito com muito critério e cuidado, para que não se perca os avanços que conquistamos e que não haja um rebrote (que o vírus não volte a se espalhar). Esperamos pouco a pouco ir retomando a “nova normalidade” porque vida dita normal, só depois que houver vacina. Tempos difíceis, precisamos todos de coragem, muita solidariedade e fazer o que precisa ser feito.

Espero de verdade que no Brasil, faça o que tiver que ser feito, porque esse dilema salvar vidas ou a economia é um falso dilema. Além do valor humanitário de priorizar as vidas sempre, na minha opinião, até porque vidas perdidas não voltam e com vida e saúde, o resto se constrói, por mais duro que seja.

O que o Governo deveria fazer é dar condições e cobertura social para as pessoas ficarem em casa, aqui só foi possível esse confinamento porque o Estado injetou muito dinheiro para trabalhadores, empresas e famílias pudessem ficar em casa.

Leia também – Flexibilização do isolamento: Na Espanha, tocantinense relata que população tem horário pra sair e voltar

O mais triste, é que além de morrer muita gente, dessa maneira o Brasil não vai salvar vidas, nem a economia. Porque o caos vai ser tão grande, que em algum momento vai ter que parar. Quanto mais tarde, mais mortes, mais tempo e mais estragos na economia.

Estamos vivendo uma situação global excepcional, totalmente, como nunca vi. Vai exigir ações excepcionais e solidárias, do contrário a catástrofe será ainda maior.

Veja bem, os 5 países mais atingidos pela Covid-19 até agora, porque o Brasil vem rompendo esses números e infelizmente estará no topo.

São os 5 países com mais turistas, em ordem de turismo se não me equivoco, França, Espanha, EUA, Inglaterra e Itália.

Não há sistema sanitário no mundo preparado para essas avalanche perversa, o único remédio enquanto não há vacina, eficaz é a quarentena para barrar as mortes, os contágios e dar fôlego para o sistema sanitário poder atender as pessoas.

Com as desigualdades que existem no Brasil, e a condução equivocada como está sendo feito em geral, ainda que alguns Estados estejam tomando algumas atitudes, me dilacera a alma e o coração, de imaginar a tragédia e o caos.

Mais triste ainda, é que as Américas estavam atrás na evolução e propagação da pandemia e tiveram tempo para se preparar.

Muito ânimo, trabalho, solidariedade e conscientização.

Espero de verdade e de coração, que nossa gente possa fazer o que tem que ser feito.

#SóNaGazeta
#Coronavírus
#BrasileirosNoExterior