Maju Cotrim

Faltam exatamente 20 dias para as eleições nos 139 municípios tocantinenses.

Claramente nas maiores cidades o termômetro eleitoral é diferente. Em Palmas o clima esquenta por parte dos adversários de Janad Valcari que, segundo as últimas pesquisas divulgadas inclusive a da Fieto, teria crescido na preferência. Eduardo Siqueira intensifica as mobilizações e Júnior Geo faz campanha tendo como maior mote o apoio de Cinthia Ribeiro, figura central na sua campanha.

Em Araguaína, o atual prefeito  Wagner Rodrigues e o adversário Jorge Frederico intensificam a campanha que segue no clima natural de disputa cada um com suas estratégias.

Em Gurupi, clima pesado com base em críticas ferrenhas e “guerra judicial”.Por lá, Josi Nunes busca a reeleição na disputa com Eduardo Fortes e Cristiano Pisoni. E a eleição na capital da Amizade tem sido uma das protagonistas no clima de revanchismo.

Em Porto Nacional também já tem vários episódios acirrados com discursos inflamados principalmente entre integrantes dos grupos de Ronivon Maciel e Toinho Andrade.

Em Paraíso o atual prefeito Celso Morais, que lidera as pesquisas nacionais, disputa com Osires Damaso com os dois defendendo uma campanha limpa e com base em propostas.

Em outras cidades de médio e pequeno porte os climas são variados dependendo do nível de rivalidade dos grupos. Há casos de acusação de agressão entre adversários em alguns municípios e uma “chuva” de decisões judiciais de um lado contra o outro em várias cidades contra ações de campanha.

Candidatos fazem ainda uma onda de denuncismo contra adversários buscando processos e fatos contra concorrentes.

O desafio continua sendo, além dos contratados e aliados, empolgar os indecisos e a população em geral no processo eleitoral em meio a tantos conteúdos virtuais e a necessidade de presença dos candidatos nas ruas.