Eddy – Especial Gazeta do Cerrado

Na tarde desta quinta-feira, 18, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Mila Jarbas, recebeu os feirantes de Palmas para uma reunião no corredor central do gabinete.

Cerca de 12 feirantes estiveram presentes e apresentaram sugestões para melhoria do retorno as atividades dentro das feiras do Aureny I e 307 Norte.

Segundo Alôncio Mendes que vende produtos da roça, a atual forma de trabalhar no estacionamento da Feira do Aureny I foge das normas sanitárias e por isso, está sem trabalhar naquela localidade.

“Fica impossível manter a refrigeração dos alimentos e sem energia e ponto de água a higiene pode trazer riscos para o consumidor.”

O que a Prefeitura fala:

A Secretária informou que deve fazer uma visita com sua equipe in loco nas feiras que estão funcionando nos estacionamentos. Garantiu que irá tomar medidas que venham trazer mais qualidade e amparo aos trabalhadores da categoria.

E destacou: “Estamos alinhados com a prefeita, e preocupados principalmente com a saúde e vidas destas pessoas. Precisamos que todos colaborem para manter as medidas de segurança e prevenção desta doença”

O representante da feira do Aureny I, Guilherme Cesar Brito, pediu que a recolocação das mesas e cadeiras nas feiras respeitando o distanciamento. “Nós dos restaurantes estamos sofrendo com a falta de cliente e comodidade para que eles possam fazer alimentação igual os bares, restaurantes e lanchonetes do restante da cidade”

A Secretária disse que esta demanda ainda não é possível nas feiras porque pode causar aglomeração.

Denúncia

Os feirantes denunciaram a falta de fiscalização de pessoas que estão trabalhando sem devida autorização e infringindo as regras de segurança.

Aqui na Gazeta:

Povo Fala: Feirantes pedem flexibilização e regras para reabertura das feiras aos domingos na Capital

Para Diretora de Feiras, Marilene, a fiscalização nas feiras tem acontecido e alertou que o descumprimento das regras podem acarretar em penalidades e até mesmo perder a autorização de comercializar nas feiras.

A feira da 307 Norte e Aureny I ficará a cargo da supervisão do Superintendente, Raimundo, para novos estudos e possível reabertura aos domingos com horários que encaixem os serviços de limpeza e higienização do ambiente.

O feirante de hortifruti, Manoel Teogines, apresentou as dificuldades que os feirantes estão sofrendo no asfalto quente da Feira da 1106 Sul( 112) e ofereceu colaboração para que retornem para funcionar de imediato dentro da feira local.

“Garanto que consigo apoio dos feirantes para reformar-mos os banheiros. Sabemos que a burocracia de licitação pode impedir que retornemos a trabalhar dentro da feira logo.”

A chefe da pasta do Desenvolvimento Econômico da capital informou que levaria esta proposta para o setor jurídico e daria resposta sobre o caso.

A Secretária finalizou a reunião com os representantes da Praça de alimentação da Feira do Bosque e apontou possibilidades da Feira dominical ser reaberta na 304 Sul ou no Parque Cesamar até que tudo seja normalizado e que a praça receba uma reforma prevista para readequação.

Para os feirantes que estavam presentes as propostas da gestão não atendem as necessidades e afirmaram que querem aguardar os próximos decretos de abertura das praças para que possam recomeçar os trabalhos no espaço físico original.

SóNaGazeta
FeirasDePalmas
NoticiasDoTocantins
Coronavirus