Do Quilombo Prata-Maju Cotrim
Que tal um “baião do Prata”? Ou um croquete de abóbora com carne de sol? Pratos como esses foram a sensação da Festa da Rapadura este ano no quilombo do Prata. O evento começou dia 1º e encerra neste domingo, 3.
Com Milho do quintal, carne de sol e mandioca sai também um bolinho que caiu no gosto dos visitantes. O croquete, por exemplo, caiu no gosto dos visitantes. O gosto raiz da abóbora rendeu elogios.
Pela primeira vez, com ajuda do projeto “Energia para Crescer” do Sebrae em parceria com a Energisa, a parte gastronômica do evento foi um dos destaques de inovação.
Com os cursos, capacitações e acompanhamentos que receberam do projeto, os empreendedores adaptaram as receitas de acordo com os produtos que cultivam nos seus próprios quintais. Isso foi feito com ajuda de uma engenheira de alimentos que acompanhou todo o processo.
As barracas este ano estão diferentes e o cardápio também! Tudo ainda mais organizados, empreendedores seguros diante das novidades de venderem ainda mais agora que trabalharam seus produtos estrategicamente.
Zoe Alves é uma das empreendedoras que está no projeto. À Gazeta ela disse que o “Energia para crescer” transformou sua maneira de vender alimentação. Os empreendedores estão vendendo mais este ano após melhorarem seus negócios.
A analista técnica do Sebrae que é uma das coordenadoras do projeto, Ademary não escondia a satisfação de ver os resultados do projeto nesta edição da festa. “Eles estão vendendo mais e conseguindo ampliar e melhorar seus negócios”, contou à Gazeta.
O representante da Energisa no evento, Alan Kardec também ressaltou a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento dos negócios através do fortalecimento dos produtos turísticos.
Fortalecer a gastronomia quilombola é uma das formas de ampliar as oportunidades de renda para os moradores.
O Energia para crescer
Iniciado em 2021 e com previsão de término para 2023, o projeto Energia Para Crescer é uma parceria do Sebrae Tocantins junto a Energisa Tocantins, com objetivo de apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas. Isso ocorre com o estímulo ao empreendedorismo por meio das ações de qualificação de produtos e serviços turísticos, fortalecimento da governança, promoção de produtos turísticos e do destino de base comunitária, a fim de fomentar o acesso a serviços financeiros e a atração de investimentos, considerando a inclusão social, a geração de renda e a proteção ambiental.