Tendo a Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho como palco, a cerimônia de premiação do V Festival de Cinema Estudantil Você na Tela levou emoção ao público, que pôde acompanhar o resultado do Festival em transmissão ao vivo pelo Canal Você na Tela no Youtube, nessa quarta-feira, 16. O evento, apresentado por Markinhos Rocha e Iva de Oliveira, contou com a participação do Trio Graciosa e Pietro de Marque, que interpretaram canções de clássicos do cinema mundial.
Se o Você na Tela celebra a produção audiovisual, foi por meio das telas de celular, computador ou TV que o público assistiu aos filmes e à premiação, que teve como grande vencedor na categoria Júri da Crítica o filme ‘Fome’, de Felipe Fré’, da 02 copos Produções (SP). Já o Júri Popular escolheu como favorito ‘Querida!’, de Geovane Camargo, da Universidade Federal do Maranhão. O curta recebeu 1.432 curtidas e na categoria Jovem Realizador, ‘Eu Sou A Arte’, de Ícaro Railan, da Escola Municipal Beatriz Rodrigues, garantiu quatro prêmios.
Vencedor da categoria Jovem Realizador, Ícaro Railan acompanhou toda a cerimônia de casa e afirmou ter se emocionado com o resultado. “Agradeço a todos que me ajudaram na realização desse filme. É uma conquista enorme. Para quem saiu chorando do primeiro Festival por não ter ganhado nada, conquistar três troféus só me diz que tudo tem seu tempo e isso me motiva a continuar”, disse.
Leia também:Quando a educação é a alma (ou arma) do país
O cineasta Geovane Camargo, vencedor da categoria Júri Popular, elogiou a organização do evento pelo apoio dado a todos os participantes. “O Festival estava lindo demais e a cerimônia de encerramento foi tão majestosa e isso eu não poderia deixar de destacar. Eu sei que muitas pessoas se uniram com o mesmo intuito e se esforçaram ao máximo para que o evento fosse possível. Só tenho a agradecer por terem me proporcionado esse momento”, disse.
Adaptada para o formato online, mas sem perder o glamour das grandes premiações de cinema, a premiação do Você na Tela teve participações especiais do cantor infantil Pietro De Marque que interpretou as canções ‘Sentimentos são’ (A Bela e a Fera), de Alan Menken; ‘No meu coração você vai sempre estar’ (Tarzan), de Phil Collins, e ainda as canções ‘A Vida é uma festa’ e ‘Lembre-se de mim’, de Kristen Anderson-Lopez Robert Lopez.
Outro momento musical emocionante ficou por conta do Trio Graciosa, com a execução de uma das trilhas do compositor John Williams, do filme ‘E.T – O Extraterrestre’ e da canção ‘Circle of Life’ (Rei Leão), de Elton John.
Homenagens
Este ano o Você na Tela homenageou o cineasta Hélio Brito, com o troféu Você na Tela dirigido à personalidade do cinema tocantinense, e o Jornalista Hermes Leal, com o troféu Tião Pinheiro, entregue a profissionais do jornalismo e comunicação do Estado.
“Em um ano atípico de vidas perdidas, sonhos frustrados e de reflexão para entender que novos sonhos virão, construímos esta edição do Você na Tela. O próprio Festival veio crescendo ano a ano como um sonho construído em conjunto. É assim que esperamos formar pequenos e jovens cineastas, felizes e cheios de sonhos”, disse o presidente da FCP, Giovanni Assis.
O Festival
Realizado há cinco anos pela Fundação Cultural de Palmas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Festival de Cinema Estudantil Você na Tela tem a finalidade de promover o protagonismo infanto-juvenil e estimular a inserção de crianças, jovens estudantes e universitários no processo de criação, produção e apreciação da linguagem cinematográfica.
Premiação
Jovem Cineasta
Melhor Fotografia: Isolamento, Júlia Lopes, Jovem Cineasta (TO);
Melhor Roteiro: O Outro lado da moeda, Arthur Gustavo Borgmann Cozzler, ETI – Padre Josimo Tavares (TO);
Jovem Realizador
Melhor Direção: Eu sou a arte, Ícaro Railan, Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva (TO);
Melhor Fotografia: Eu sou a arte, Ícaro Railan, Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva (TO);
Melhor Roteiro: O Outro lado da moeda, Arthur Gustavo Borgmann Cozzler, ETI – Padre Josimo Tavares (TO);
Melhor Atriz: Aline Ribeiro Fernandes, ETI – Padre Josimo Tavares (TO);
Melhor Ator: Jonatas Lopes Viana em ‘O outro lado da moeda’, Arthur Gustavo Borgmann Cozzler, ETI – Padre Josimo Tavares (TO);
Melhor Edição: Eu Sou a Arte, Ícaro Railan, Jovem Realizador, Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva (TO).
Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas
Melhor Filme Universitário: O último cinema de rua, Marçal Vianna, Universidade Veiga de Almeida (RJ).
Mostra Competitiva Brasil na Tela
Melhor Filme: Vento viajante, Alunos do Projeto Animação Ambiental – IMA, Escolas Municipais de Icapuí (CE).
Melhor Direção: Quando todos os dias eram domingos, Lucas Chagas (SP).
Mostra Competitiva Internacional Você na Tela
Melhor Filme Internacional: Vida Real, Camila Mezzetti e Ramon Faria (EUA).
Prêmio do Júri da Crítica
Melhor filme eleito pela crítica: Fome, Felipe Fré, 2 Copos Produções (SP).
Júri Popular
Querida! – Direção de Geovane Camargo Federal do Maranhão – UFMA /(MA) – Com 1.432 likes.
Mostra Reprises
As cartas de Aurélia, Ademir Bandeira Silva, ETI. Luiz Nunes de Oliveira, 2019.
Fonte/Foto: assessoria