O Governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, decretou luto oficial de três dias pelos 500 tocantinenses mortos pela Covid-19. O Decreto será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), edição desta sexta-feira, 14.

“É declarado luto oficial em todo o Estado, por três dias, a partir de hoje [14], em sinal de profundo pesar pelo falecimento de vítimas da Covid-19, doença pandêmica que, nesta data, inscreve-se na história do Tocantins, em dolorosa lacuna, perfazendo um total de 500 óbitos”, expressa o texto do Decreto.

Governador pede “encarecidamente” que população colabore

O governador Mauro Carlesse fez um vídeo no qual comentou a triste marca de 500 mortos pela Covid no Tocantins nesta sexta-feira, 14.

Carlesse lamentou e pediu: “mais uma vez peço aos jovens que usem máscaras, que não façam aglomeração, que respeitem as leis, esse momento muito difícil que estamos passando”, pediu.

“Nós já temos investido muita coisa. Temos investido em hospitais, em mão de obra, premiando os servidores, ajudando os prefeitos como Araguaína mandando respiradores”, citou. Ele disse ainda que vai ajudar Palmas também com respiradores.

“Em toda rede do Estado estamos investindo mas precisa de ajuda, precisa que você colabore”, disse ao afirmar que daqui “mais um pouco” a rede pública não poderá atender mais pessoas pela lotação.

“Peço encarecidamente, fique em casa, por favor colaborem para a gente sair desta triste fase”, disse.

Aos jovens

Diante deste cenário, o Chefe do Executivo reforça o pedido à população, principalmente aos jovens, para que mantenha o distanciamento social, respeitem às medidas preventivas adotadas pelas gestões Estadual e municipais. “Mais uma vez eu peço aos jovens que usem máscara, que não façam aglomerações, que respeitem às leis. Eu sei que jovem tem a vontade de sair, de curtir, mas o momento é muito complicado. O novo Coronavírus está aí no Brasil inteiro, e no nosso caso, aumentando a quantidade de  pessoas contaminadas.  Enquanto não tivermos uma vacina ou um remédio que cure de fato ou nos proteja, ninguém está livre de se contaminar”, ressalta.

Boletim estadual

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta, mostra que o Tocantins alcançou a triste marca de 35.403 casos confirmados da doença que vitimou 500 tocantinenses. Do total de casos, 21.896 pessoas já se recuperaram e outros 13.007 correspondem a casos ativos, dos quais 324 encontram-se hospitalizados, sendo 187 em leitos clínicos e 137 em UTI Covid-19.