Um vídeo feito por um telespectador da TV Anhanguera mostra um homem ateando fogo em vegetação nas margens da TO-070, entre Porto Nacional e Brejinho de Nazaré, na região central do estado.
As imagens foram gravadas na tarde deste domingo (2). É possível ver que uma grande área de cerrado já tinha sido devastada pelas chamas. Logo depois, o homem aparece no vídeo ateando fogo no capim às margens da rodovia.
Atear fogo em mata ou floresta é crime ambiental com pena de reclusão, de dois a quatro anos, além de multa. Mesmo assim, em agosto foram registrados cerca de 40 novos incêndios por dia, segundo a Defesa Civil.
O vento e as altas temperaturas ajudam a propagar os focos e levam fumaça para as cidades. Palmas ficou coberta na última quinta-feira (30). A situação se repetiu nesta segunda-feira (3).
Até o momento, o Tocantins teve mais de 4,7 mil focos durante todo o ano, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
O fogo na área rural muitas vezes é usado para limpar áreas de plantação e pastagens. Porém, todas as autorizações para isso foram suspensas pelo Instituto Natureza do Tocantins até o final de outubro.
Para tentar identificar os autores de incêndios florestais, a Polícia Militar Ambiental iniciou uma operação de monitoramento na área de Taquaruçu grande e no Parque Estadual da Serra do Lajeado.