Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

#FakeNews, palavra simples e que pode causar um afeito devastador. Muito usada nos últimos anos, as notícias falsas ganharam força devido aos últimos acontecimentos na política e por conta da pandemia de Coronavírus (Covid-19) que afeta o Mundo.

As noticias falsas como também são conhecidas têm uma única função: espalhar mentiras. Por conta do fácil acesso á internet, muita informação, no caso, desinformação para a população é disseminada.

Por isso é bom ficar atento a tudo que se recebe em grupos de WhatsApp e em qualquer rede social, isso porque circula no Tocantins, a informação de que a população pode denunciar os casos de Covid-19 através de números de telefones que teriam sido divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO).

O órgão já confirmou à Gazeta do Cerrado que se trada de uma notícia falsa.

O comunicado #FALSO que circula pela internet é o seguinte:

Boa noite

CIEVS Municipal
3202-1722 8 às 17h
99982-0841 24h

CIEVS Estadual
3116-0018 8 às 18h
99994-1088 24h
Esses são os números que devemos ligar para informar sobre casos suspeitos de COVID -19, eles vão fazer o teste em casa.

Precisamos divulgar!!

Mais #FakeNews

A população deve ficar atenta e acompanhar a situação do Coronavírus no Tocantins pelos por órgãos competentes e pela imprensa responsável e confiável.

A Gazeta do Cerrado ressalta novamente a seus leitores que a disseminação de noticias falsas além de ser crime, pode causar riscos à saúde e sérios problemas tanto para quem repassa a Fake News adiante tanto para quem é vitima, nesse caso, a população.

Outra notícia falsa é de um caso de Coronavírus em Gurupi. A Gazeta mostrou que a informação circulou pela internet e deixou moradores da cidade na região sul do Tocantins assustados.

“Não existe caso confirmado em Gurupi. Uma pessoa esteve em contato com a paciente que foi confirmada hoje, está sendo acompanhada, mas ainda não temos resultados. É apenas um caso suspeito que nem teve tempo de entrar na relação do Ministério”, disse a SES-TO.

Mais um caso de Fake News é em relação a pacientes que estariam internados em um hospital particular de Palmas e estaria infectados com o novo Covid-19. Um áudio com a informação chegou a ser divulgado em vários grupos do WhatsApp, mas é falsa.

O único caso do Tocantins é em uma advogada que viajou para um Congresso em Fortazale (CE). O caso foi confirmado pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde nesta quarta-feira, 18.

Ao todo, 28 casos são considerados suspeitos no Estado e apenas a confirmação de 1.

Também É FAKE: Aluna internada

É fake que aluna do 7º ano da Escola Madre Clélia, de Palmas, está internada em isolamento com suspeita de estar infectada com o coronavírus e cuja família está pedindo orações.

Conforme Secretaria de Saúde, o médico responsável pela paciente informou ela foi internada com quadro de diarreia e sem nenhum sintoma gripal, sem suspeita de coronavírus. A paciente deve receber alta na sexta-feira, dia 21/03.

A Secretaria ressalta: não vá a UPA ou Hospitais se não tiver sintomas como falta de ar e febre persistente (mais de 3 dias), você só vai sobrecarregar desnecessariamente o sistema de saúde. Fique em casa, se isole e lave as mãos.