Jalapão – Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal ingressou com ação sobre o projeto de concessão do parque estadual do Jalapão.

A comunidade é contra e pede mais explicações sobre os detalhes e impactos. O PL deve ser colocado em votação na próxima semana na AL.

“O MPF/TO acaba de propor uma Ação Civil Pública na Justiça Federal, requerendo que o Estado do Tocantins se abstenha de dar seguimento ao projeto de concessão do Parque Estadual do Jalapão sem consulta livre, prévia e informada das comunidades quilombolas”, anunciou o procurador Álvaro Manzano.

A comunidade local se mobiliza em busca de meios para barrar a aprovação na Assembleia Legislativa.

Uma nova audiência será realizada dia 1º de setembro em Mateiros para ouvir a comunidade.

O governo alega que as comunidades não serão impactadas mas os líderes locais demonstram preocupação com os efeitos da concessão.

Veja as matérias da Gazeta sobre o assunto:

Prefeitos alegam falta de diálogo e querem ser ouvidos sobre concessão: “estamos no escuro, a população está sem entender”

Concessão do Jalapão: “projeto não trata de privatização e único objetivo é o desenvolvimento”, garante Chefe da Casa Civil

200 mil visitantes, 500 empregos diretos e as estimativas da concessão na visão do governo: “Não vamos vender o Jalapão, o povo do TO só tem a ganhar”, diz Claudinei

Aplaudido, prefeito pede que deputados não aprovem PL da concessão agora e dispara: “O sentimento de toda população do Jalapão é de descaso”

Falas em audiência mostram temor de setores por concessão: “Olhem pra nós, nos ouçam, o povo que sofre, merece”, pede neta de dona Miúda