Economia é fortalecida com políticas públicas estruturantes e alunos da rede municipal de ensino recebem assistência integral.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destinou o valor de R$ 550 mil na aquisição de alimentos diretamente dos agricultores familiares da cidade. Os produtos frescos, de alta qualidade e saudáveis são usados na merenda escolar, beneficiando uma média de 8.300 alunos da rede municipal de ensino e mais de 1.900 crianças e adolescentes participantes do Programa Estarte. Os dados correspondem ao ano de 2024.
Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os pequenos agricultores de Gurupi recebem apoio e a garantia de que o que é cultivado e criado tem venda certa. Entre os alimentos adquiridos pela Prefeitura estão alface, couve, abóbora, mandioca, mamão, abacaxi, abobrinha, açafrão, banana, batata-doce, cará, cenoura, cebolinha, coentro, inhame, melancia, melão, mexerica, milho, carne suína, peixe, queijo, biscoito de polvilho, farinha e pão de abóbora. Todos esses itens são típicos da agricultura familiar e fazem parte da rica variedade alimentar ofertada aos alunos.
Os alimentos adquiridos passam por um rigoroso processo de qualidade, com cada etapa sendo acompanhada por nutricionistas. O que não é possível comprar diretamente dos agricultores familiares é adquirido no comércio local, garantindo que os recursos sejam investidos na cidade e movimentem a economia local.
Para Josi Nunes, investir na alimentação escolar e na agricultura familiar é investir no presente e futuro de Gurupi. “Garantimos alimentos saudáveis e de qualidade para nossas crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que fortalecemos a economia local e valorizamos o trabalho dos nossos agricultores. É uma satisfação imensa ver Gurupi crescer de forma sustentável e inclusiva”, garante.