Nesta quinta-feira, 8, foi liberada a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2019. No Tocantins, são mais de R$ 25 milhões para 15,5 mil contemplados. O dinheiro será creditado nas contas cadastradas pelos contribuintes no próximo dia 15 de agosto.

“O primeiro passo é saber se a restituição caiu na malha fina. Porque se tiver caído na malha fina ele não vai conseguir receber a restituição. Ele pode fazer isso no centro virtual de atendimento da receita federal”, afirmou o auditor-fiscal e delegado adjunto da Receita Federal no Tocantins, Ricardo Magalhães.

Quem não tiver caído na malha fina pode consultar se foi contemplado no site da Receita Federal na internet. Há ainda o aplicativo para tablets e smartphones, que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF, diretamente nas bases de dados da Receita Federal. Também é possível ligar no atendimento da receita, no telefone 146.

Malha fina

O Fisco lembra que é possível checar se a declaração foi processada. E se ela estiver já na fila de pagamentos, as informações prestadas estão coerentes com o banco de dados da Receita – indicando que a declaração, a princípio, não tem pendências (a Receita Federal tem até cinco anos para pedir esclarecimentos sobre as declarações).