Morreu na noite dessa terça-feira, 25, o prefeito de Tupiratins, Janilson Veras Barbosa, conhecido como Coronel Janilson (DEM). Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Palmas desde o dia 6 de maio após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A família informou que ele sofreu uma parada cardíaca enquanto estava no hospital e não resistiu.
Janilson é o terceiro prefeito eleito em 2020 a morrer em 2021. Em abril deste ano, o prefeito de Nova Olinda, Temis Domingos (PSD), aos 50 anos, veio a óbito vítima da Covid.
No último dia 13 de maio, o prefeito de Dois Irmãos, João Carlos Botelho (PSD), morreu após mais de 50 dias n UTI do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, também por complicações da Covid.
Ainda não está decidido quando será o velório e o enterro do prefeito. Antes de ingressar na política, Coronel Janilson foi comandante-geral da PM do Tocantins nos anos 1990 e Secretário de Segurança Pública do Estado. Entre 2013 e 2016 ele tinha sido vice-prefeito de Tupiratins na gestão de Wilson Veloso, na época os dois eram filiados ao PSDB. Em 2020 se elegeu prefeito com 61,91% dos votos válidos.
Na época da internação, o irmão do prefeito, o também coronel Jaizon Veras, disse que o gestor se sentiu mal em casa. Ele foi levado primeiro para o hospital da cidade de Tupiratins e depois encaminhado para a capital, onde exames confirmaram o AVC.
Com a morte do prefeito, a gestão de Tupiratins fica nas mãos da vice-prefeita, Filomena Coelho dos Santos Silva, conhecida como Filó (PSD). Ela já estava à frente da cidade durante o afastamento do gestor. Políticos e amigos lamentaram a morte do gestor.