Alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de Palmas participam nesta terça-feira, 30, da prova do Nível A da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2018). Será um desafio para mais de dois mil estudantes, que pela primeira vez serão avaliados.
A prova é elaborada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem 20 questões objetivas a serem resolvidas em uma hora e 30 minutos. O conteúdo segue os Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos de 4º e 5º anos, com questões que privilegiam o raciocínio lógico e a criatividade.
Em busca de bons resultados nesta primeira experiência, a professora da Escola Municipal Henrique Talone, Leila Márcia Moreira Dias, explica que para a preparação, ela desenvolveu um método embasado na Prova Brasil, com solução de exercícios e dinâmicas para aumentar o nível de aprendizagem dos alunos e apresentar bons indicadores para sua escola. “Já iniciamos a preparação para a Olimpíada de 2019, com mais tempo e maior aprofundamento acreditando em bons resultados”, finalizou.
A Obmep é uma realização do Impa e tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica por meio do estímulo do ensino da matemática e competições, identificando jovens talentos para a ciência em geral entre alunos de escolas das redes públicas e privadas. Desde 2005 promove a competição para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Para esta primeira vez em que a prova é aplicada para o nível A, foram um milhão e meio de alunos inscritos de 20 mil escolas públicas de todo o País.