Temporal atinge Gurupi desde a última terça-feira, 9 – Foto – Divulgação
Lucas Eurilio
Mais uma vez as fortes chuvas causaram danos, estragos e transtornos nas rua e avenidas de Gurupi, sul do Tocantins, nesta quarta-feira, 10.
Imagens encaminhadas à nossa equipe mostram que um rio se formou depois que Córrego Mutuca transbordou no centro da cidade.
Em uma das gravações, o motorista diz que carros foram arrastados. (Veja vídeo no final da matéria)
“Rapaz, o Mutuca – córrego – não brincou hoje aqui em Gurupi não viu. Nunca vi isso aqui não. Tá arrastando carro aqui do estacionamento e tem uma Toro que tá quebrada lá no leito do córrego, em cima do asfalto. Olha a largura do córrego. Meu Deus do céu”, diz.
Em outra imagem é possível ver uma pessoa presa no meio das águas, em uma correnteza que se formou.
Gurupi vem sofrendo com temporais desde a noite desta terça-feira, 9, onde algumas casas ficaram alagadas após uma enxurrada derrubar um muro atingir pelo menos sete residências.
Chuvas intensas em todo o Tocantins
Todo o Tocantins está com alerta laranja para chuvas intensas. Os dados são o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgados nesta quarta-feira.
Conforme o Instituto, e o grau de severidade é de perigo. Chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h), podem ser registrados.
Há também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Gurupi informa que já esteve no local nesta manhã de quarta-feira (10) verificando de perto a situação, levantando os impactos causados e conversando com os moradores, oferecendo assistência. O plano é realizar a limpeza do local, retirando os entulhos dos muros que caíram e o lixo acumulado pela enxurrada.
Também será elaborado um projeto de drenagem para resolver a situação tanto de forma paliativa a curto prazo, por causa dos riscos de novas chuvas, e de forma definitiva, para sanar o problema de vez.
Foram ao local equipes da secretaria de Infraestrutura, da diretoria municipal de Meio Ambiente e da secretaria de Assistência Social.
Pelo WhatsApp, a assessoria explicou que a prefeita Josi Nunes já esteve no Parque Mutuca – que já está passando por uma limpeza para amenizar a situação – e segue fazendo visitas aos pontos de alagamento.
Veja o vídeo
Leia sobre o assunto
Muro ‘explode’ e várias casas são atingidas por enxurrada durante temporal no sul do TO