Maju Cotrim
A executiva e o conselho político do MDB no Tocantins vai se reunir para um café da manhã nesta terça-feira, 12, para definir a data das eleições. Em entrevista à Gazeta do Cerrado, o atual presidente Derval de Paiva disse a eleição acontecerá entre 12 e 15 de maio.
“Meu mandato vence 12 de maio mas mesmo a executiva nacional tendo prorrogado até agosto a permanência dos presidentes estaduais eu quero ficar no máximo até dia 15 quando terminarem as eleições”, disse.
Derval deixou claro que não disputará a presidência. “Já fui presidente quatro vezes, cumpri minha missão”, disse.
Ele citou alguns nomes que querem disputar e afirmou que a disputa e democrática. “Tem varios nomes que acho consideráveis. O Jair Farias, o Freire Júnior, o Buti e o Abraão Costa”, disse. Sobre Abraão ele disse que há uma aprovação do nome dele e que com a saída da ex-deputada Josi Nunes o acordado era que ele fosse vice-presidente. “Ele esta bem de saúde, fortalecido”, afirmou.
Jair Farias foi o mais votado para Estadual e já disse à Gazeta que pode colocar o nome se os companheiros assim desejarem. Freire Júnior, por sua vez, já vem trabalhando o nome há algum tempo. Já Buti, ex-secretário do ex-governador Marcelo Miranda e aliado de primeira hora dele manifestou na última semana o interesse de colocar o nome.
Nilton quer construir candidatura.
Também em entrevista à Gazeta do Cerrado, o deputado Estadual Nilton Franco disse que o momento é de diálogo e definição. Ele porém não deixou de admitir que também tem a intenção de colocar o nome a disposição. “Não tem nada definido ainda, temos que procurar o melhor caminho”, disse.
Ele citou sua longa militância no MDB e comprometimento com o partido. “Tenho interesse, sou um militante antigo e quero colaborar principalmente com o fortalecimento nos municípios. Esse tem que ser o foco para as eleições do ano que vem quando precisamos ter varias candidaturas importantes nos municípios”, disse.
O MDB tem a maior bancada de deputados na Assembleia além da deputada federal Dulce Miranda e do senador Eduardo Gomes.
________________________________________________________________________