Depois de uma era marcada pelo conforto das roupas de ficar em casa, a moda em 2022 deve voltar a incluir elementos mais ousados. Os moletons vão dar lugar a peças inspiradas por estéticas que estão bombando nas redes sociais.
Abaixo, veja lista os visuais que todo mundo vai usar no novo ano, com base nas análises do Instagram, Pinterest e Google.
O retorno dos góticos
Lembra dos góticos, aquele pessoal que se vestia de preto, usava maquiagem pesada, se reunia no cemitério e ouvia um rock bem sombrio?
Esse estilo se popularizou nos anos 1980 e continuou forte entre a galera alternativa nos anos 90 e início de 2000. Agora, segundo as redes, eles estão de volta, mais versáteis e misturados com outros estilos.
No Pinterest, cresceram 70% as buscas pelo termo “cowboy gótico”. Já a procura por roupas de bebê no estilo gótico aumentou 120%.
Para quem quer aderir a essa tendência, a dica é apostar em looks intensos, com maquiagem carregada, e dar atenção especial às estampas xadrez e às roupas com franjas, dois elementos que também devem bombar em 2022.
Buscas por termo ‘cowboy gótico’ cresceram 70% no Pinterest — Foto: Reprodução/Pinterest
Estampa xadrez é um dos elementos em alta no novo ano — Foto: Reprodução/Pinterest
Maquiagem carregada é uma das características da estética gótica — Foto: Reprodução/Pinterest
O novo nerd
Favor não confundir gótico com dark academia, outra estética que também vem com tudo no novo ano, segundo levantamento do Instagram.
Há elementos parecidos, mas, enquanto o gótico está ligado ao rock, a dark academia tem mais a ver com a arte romântica do século 19, a música clássica e a moda dos anos 40.
As roupas desse estilo remetem bastante a uniformes colegiais antigos, com cardigans, coletes, saias e shorts de cintura alta, tudo em tons terrosos.
A dark academia também deve ditar uma tendência de comportamento. São pessoas que valorizam e se dedicam à leitura, ao conhecimento e apreciam arte e estudos históricos, principalmente com referências europeias.
Roupas no estilo dark academia lembram uniformes escolares antigos — Foto: Reprodução/Pinterest
Estética dark academia está ligada á arte romântica e moda dos anos 40 — Foto: Reprodução/Pinterest
Dark academia também é tendência de comportamento, com adeptos que se dedicam à leitura e estudos históricos — Foto: Reprodução/Pinterest
O lado selvagem dos contos de fadas
Outra estética em alta é a goblincore, que romantiza traços, digamos, alternativos da natureza.
Fungos, sapos, minhocas, lama, musgo… tudo isso faz parte dessa cultura, que quer destacar o lado menos fofinho e mais selvagem dos contos de fadas. Vale a pena apostar nessas estampas.
Estampas com cogumelos são um dos principais elementos da estética goblincore — Foto: Reprodução/Pinterest
Goblincore romantiza lado ‘alternativo’ da natureza — Foto: Reprodução/Pinterest
Tons de musgo e lama compõem looks no estilo goblincore — Foto: Reprodução/Instagram
Pérolas, pra que te quero?
No google, uma das pesquisas em alta quando o assunto é moda são as pérolas.
Elas devem aparecer em tudo em 2022: nos acessórios – femininos e masculinos – e também nas roupas.
E, pra quem acha que pérola é coisa de roupa chique, saiba que a onda agora é misturar com looks bem casuais e descolados.
Composições de acessórios com pérolas devem bombar em 2022 — Foto: Reprodução/Pinterest
Pérolas vão aparecer em acessórios e roupas em 2022 — Foto: Reprodução/Pinterest
Acessórios masculinos com pérolas estão em alta em 2022 — Foto: Reprodução/Pinterest
Moda sustentável
Tudo isso deve fazer muito sucesso nesse ano novo. Mas, se for pra apontar uma única palavra que está com tudo na moda em 2022, essa palavra é sustentabilidade.
Uma das mais características mais marcantes da geração Z é a preocupação com o consumo mais consciente e amigo da natureza.
Num relatório de tendências do Instagram, 23% dos jovens entrevistados disseram que pretendem comprar produtos em lojas de segunda mão em 2022.
Na mesma pesquisa, 24% falaram que pretendem contribuir para um mercado mais sustentável, vendendo produtos em lojas online ou pelas redes sociais.
Sustentabilidade deve dar o tom da moda em 2022 — Foto: Reprodução/Pinterest
Jovens da geração Z dizem que pretendem comprar em brechós e lojas de segunda mão — Foto: Reprodução/Pinterest
Peças reformadas e artesanais contribuem para moda sustentável — Foto: Reprodução/Pinterest
Fonte: G1