Por Marco Aurélio Jacob

Para estimular o turismo, mostrar a identidade cultural e a própria história do Estado, o Governo do Estado do Tocantins, lançou uma sondagem nas redes sociais (facebook), sobre os principais monumentos do Tocantins.

Monumentos do Tocantins

Monumentos do Tocantins

As esculturas tem sempre um significado e ocupa um lugar na mente de quem as vê, o sentimento da grandeza do Cristo Redentor ou mesmo das pirâmides do Egito trazem ao observador tanto a memória como lembrança, como o sentimento associado a escultura.

Associações da cultura com o local, com a religião, com um movimento ou mesmo com fato histórico como no caso dos 18 do Forte, que não é exatamente ligado a região do central nem norte do Brasil, mas sim o sentimento por trás, que é a luta por um ideal, e neste caso o ideal conquistado da emancipação do Tocantins:

Monumento "Os 18 do Forte" e "Memorial Coluna Prestes" ao fundo - Praça dos Girassóis, Palmas, Tocantins.

Monumento “Os 18 do Forte” e “Memorial Coluna Prestes” ao fundo – Praça dos Girassóis, Palmas, Tocantins.

As esculturas são de autoria de Maurício Bentes e, juntamente com o Memorial Coluna Prestes, foram inaugurados no 13º aniversário do Tocantins, em 5 de outubro de 2001.

O Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana é composto, nesta obra, por dezenove esculturas de bronze, já que foi incluído o fotógrafo que registrou o fato.

Estátua de São José - Dianópolis, Tocantins

Estátua de São José – Dianópolis, Tocantins

Dianópolis foi área de grandes conflitos com os indígenas, mas guarda em sua história igrejas e a escultura de São José.

“São José, o esposo de Maria, constitui exemplo de genitor para toda humanidade. A sua lição sempre foi o de honesto trabalhador e exemplar pai de família. Se, pela história e crença cristã, ele é o Guia espiritual de Dianópolis-TO” Diz o professor Zilô de direito e titular da cadeira n. 16 da Academia de Letras de Dianópolis

 

 

A instalação definitiva do fundador de Gurupi na região se deu em 1952, ocasião em que concluiu a picada da rodovia projetada por Bernardo Sayão, até a estrada que ligava o município de Peixe a Porangatu; fez todo o levantamento da planta do município e construiu o primeiro comércio de Gurupi.

Monumento à Natureza. Gurupi Tocantins, Brasil.

Monumento à Natureza - Estatua das Mãos - Gurupi - TO

Monumento à Natureza – Estatua das Mãos – Gurupi – TO

Inaugurado em 2007 o Cristo de Araguaína tem ar imponente, o monumento representa uma tentativa de se criar uma identificação visual para Araguaína, de embelezar a cidade, de tentar suprimir a carência de pontos turísticos.

Cristo de Araguaína, Tocantins

Cristo de Araguaína, Tocantins

Acompanhe esta sondagem ou pesquisa na fan page do governo do Tocantins:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1145243578857086&substory_index=0&id=487358637978920&__mref=message_bubble

e os outros atrativos turísticos do Estado na página: http://turismo.to.gov.br/