Segundo moradores, a marmoraria já passou por várias vistorias e nada foi feito – Reprodução

Lucas Eurilio

Moradores da Rua Zeca Morais, no setor Bertaville, região sul de Palmas estão tendo que conviver com um barulhão causado por uma marmoraria que se instalou no local desde o ano passado.

Segundo a comunidade, várias denuncias e vistorias foram realizadas, e mesmo tendo um documento – ainda de 14 de julho de 2020 – comprovando que o estabelecimento funciona sem licença, nada foi feito até o momento. (Veja o documento no final da matéria).

“Informamos que no local, conforme denúncia, está funcionando uma marmoraria sem licença de localização e funcionamento e ainda causado muitos ruídos incomodando a vizinhança, sendo assim lavradas as notificações”, diz trecho do relatório que foi recebido pela marmoraria quase um mês depois. 

Cansado de procurar uma solução através da Ouvidoria da Prefeitura de Palmas, um morador gravou um vídeo onde conta sobre como é a rotina da marmoraria. (Veja mais abaixo).

“Mais uma vez eu venho aqui solicitar o cumprimento de uma vistoria que foi realizada por diversas vezes. Aqui é uma marmoraria que se estabeleceu no ano de 2020, na Rua Zeca Morais, no Bertaville. Pra vocês verem, hoje é 15 feriado, e o barulho incomoda 24 horas – 24 horas não, exagero – sem limites de funcionamento, vai até umas 8 da noite, em feriado, atrapalha muita gente. Agora mesmo, 4 horas da tarde, num feriado as máquinas estão trabalhando, não dão sossego”, contou

O homem afirma que a poeira produzida pelo estabelecimento entra nas casas, além de não conseguir estudar por conta do barulho.

“Já fiz um pedido de vistoria na ouvidoria, e nada foi feito, trabalho irregular, poeira nos móveis, na casa. eu estudo, faço pós-graduação. O barulho, não consigo me concentrar. Eu não sei o que vou fazer, eu já denunciei perante a ouvidoria, eles fiscalizaram e nada”, concluiu.  

Nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de Palmas. Em nota o órgão esclareceu que denúncias devem ser feitas pela Ouvidoria Municipal no número 0800 64 64 156, pelo email [email protected] ou ainda pelo no site da Prefeitura de Palmas (https://www.palmas.to.gov.br) na aba ‘Ouvidoria’, sendo necessário informar o endereço corretamente para que sejam enviadas equipes de fiscalização. Com a denúncia oficializada, o cidadão pode, inclusive, acompanhar o processo por meio do protocolo gerado.

A Prefeitura afirmou ainda que os fiscais da Diretoria de Postura da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr) irão ao local para tomar as medidas necessárias.

Veja o vídeo

Confira abaixo o relatório da vistoria

RELATÓRIO VISTORIA