Foto – Lia Mara

O verão chegou e com ele o aumento da temperatura, o clima seco, e a baixa umidade do ar, fatores que demandam alguns cuidados especiais, inclusive no trânsito. Com o objetivo de reforçar esses cuidados, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) alerta os motociclistas para o uso adequado das vestimentas. Calçados fechados, jaquetas e luvas, mesmo com o tempo quente, precisam ser usados, pois são itens necessários e obrigatórios para a segurança no trânsito.

Por isso, é fundamental fazer o uso dos itens obrigatórios, como o capacete devidamente preso na jugular, viseira abaixada ou óculos de proteção e, ainda, roupas e calçados adequados. Esses itens contribuem para diminuir as chances de acidentes no trânsito no momento da condução do veículo, além de evitar penalidades e infrações ao pilotar descumprindo as orientações estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com o levantamento divulgado pela Diretoria de Recursos e Infrações da Sesmu, no período de janeiro a junho deste ano, foram registradas 1.129 multas em condutores flagrados dirigindo veículos com calçados inadequados. Esse volume de multas equivale a 34,41%, sendo a segunda maior causa do total de infrações manuais efetuadas pelos agentes de Trânsito e Transporte Municipal durante as atividades ostensivas de monitoramento nas vias da Capital.

A superintendente de Trânsito e Transporte da Sesmu, Valéria Oliveira, lembra que as recomendações de segurança valem para todos os condutores de motos e, principalmente, para os motociclistas que desempenham atividades profissionais. “Para reforçar a segurança, o condutor ou motociclista precisa estar visível no trânsito. E ainda tomar cuidado com sua vestimenta, com o uso de jaquetas de preferência com reflexivos, luvas de proteção e calçados fechados que se firmem aos pés’’, destacou.

A superintendente ressaltou ainda que é comum as pessoas pilotarem os veículos com chinelos e até sapatos de salto, e que as irregularidades não passam despercebidas pelos agentes de Trânsito, que atuam conforme as normativas do CTB.

Fonte – Secom Palmas