
O número de mortos provocados pelas fortes chuvas que atingem a Zona da Mata mineira subiu para 59, conforme boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais na noite desta quinta-feira (26).
As equipes de resgate mantiveram buscas durante todo o dia em oito frentes de trabalho, seis concentradas em Juiz de Fora e duas em Ubá, municípios vizinhos e fortemente afetados.
Em Juiz de Fora, foram localizados 53 corpos, enquanto 13 pessoas continuam desaparecidas. O município contabiliza cerca de 3,5 mil desalojados e 253 desabrigados. A prefeitura informou que, por meio da Secretaria de Assistência Social, está oferecendo auxílio funeral e benefício de aluguel social às famílias atingidas.
Em Ubá, o desastre deixou seis mortos e duas pessoas seguem desaparecidas. Aproximadamente 1,2 mil moradores ficaram desalojados após perderem suas casas.
Já em Matias Barbosa, há registro de 810 desalojados, mas não houve mortes nem desaparecimentos.
Com reforço de militares de cidades próximas, os bombeiros resgataram ao todo 239 pessoas. A operação envolve uma força-tarefa integrada por equipes municipais, com uso de retroescavadeiras e caminhões, além de técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que auxiliam no rastreamento de sinais de celular para tentar localizar vítimas sob os escombros.
Cães farejadores do canil de Varginha também participam das buscas e ajudam a encontrar animais deixados para trás. No momento, os trabalhos estão concentrados em uma área previamente definida como prioritária pelas equipes especializadas e pelos técnicos responsáveis pelo rastreamento.