Segunda edição do CNU é lançada nesta segunda-feira - Foto: Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia
Segunda edição do CNU é lançada nesta segunda-feira - Foto: Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulga, a partir das 18h desta sexta-feira (23), a nota preliminar da prova discursiva da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), referente aos candidatos classificados para a segunda fase.

Também estará disponível o espelho da prova discursiva para os blocos temáticos de 1 a 7 (nível superior) e o espelho da redação para os blocos 8 e 9 (nível intermediário).

A consulta individual ao resultado preliminar e ao detalhamento das notas, com os critérios avaliados, deve ser feita na área do candidato, no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame. As notas preliminares também serão publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), ainda nesta sexta-feira.

Espelho da prova

O espelho da prova do CNU 2025 corresponde à imagem digitalizada em PDF da prova discursiva entregue pelo candidato no dia da avaliação. No ambiente de resultados, é possível visualizar como a banca realizou a correção, conforme os critérios previstos no edital. A avaliação é apresentada por itens, como conteúdo, argumentação, clareza, organização do texto e domínio do tema, com a respectiva pontuação atribuída em cada aspecto.

Recurso

Candidatos que discordarem da nota preliminar poderão solicitar revisão a partir de segunda-feira (26). O prazo para interposição de recursos é de dois dias e se encerra na terça-feira (27), conforme previsto no edital. Os pedidos devem ser feitos exclusivamente na área do candidato, mediante login e senha da plataforma Gov.br.

O resultado dos recursos e a divulgação da nota definitiva da prova discursiva estão previstos para o dia 18 de fevereiro.

CNU 2025

Segundo o MGI, dos mais de 42 mil candidatos aprovados na primeira fase e habilitados para a prova discursiva, cerca de 8,5 mil não compareceram ao segundo dia de provas, realizado em 7 de dezembro, o que representa uma abstenção aproximada de 17%.

A segunda edição do CNU oferta 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário. Do total de vagas, 2.480 são para provimento imediato, enquanto as demais 1.172 deverão ser preenchidas em curto prazo, após a homologação do resultado final.

O concurso registrou 761.528 inscrições confirmadas, com candidatos de todos os estados brasileiros e de 4.951 municípios. As provas foram aplicadas em dois dias, formato diferente da primeira edição, realizada em 2024.

Conforme o cronograma oficial, a divulgação do resultado final, com as listas de classificação para vagas imediatas e cadastro de reserva, está prevista para o dia 20 de fevereiro.

Dúvidas

Mais informações sobre o Concurso Público Nacional Unificado 2025 podem ser obtidas pelo telefone 0800 591 0452, pelo e-mail [email protected] ou no edital de abertura do certame.

Fonte: Agência Brasil