
As fortes chuvas que atingiram o norte do Tocantins na noite desta quarta-feira (5) provocaram diversos estragos em municípios da região. Em um trecho da BR-153, entre Araguaína e Wanderlândia, árvores caíram sobre a rodovia, interrompendo parcialmente o tráfego.
Em Palmeirante, os ventos intensos derrubaram árvores e galhos em ruas e canteiros. Na praia do município, várias barracas tiveram os telhados destruídos. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Enzo Plínio, mais de 30 árvores caíram e o levantamento completo dos danos ainda está em andamento.

“Foi uma chuva acompanhada de ventos muito fortes. Muitas árvores caíram na cidade e nas proximidades. Desde cedo estamos liberando vias e retirando galhos próximos às casas. A praia foi bastante atingida, com a maioria das barracas danificadas. Estamos recolhendo o material e avaliando os prejuízos”, informou o secretário.
Durante o temporal, moradores também relataram queda de energia elétrica. A Energisa confirmou que o fornecimento foi interrompido em parte da região devido ao mau tempo. Equipes foram acionadas e restabeleceram o serviço na área urbana de Palmeirante no início da madrugada desta quinta-feira (6). A distribuidora informou ainda que segue com equipes atuando na zona rural, onde os danos foram mais severos.
Interdição na BR-153
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h20 para retirar uma árvore que caiu sobre a BR-153, entre Araguaína e Wanderlândia. O tronco ocupava cerca de 75% da pista. A Polícia Rodoviária Federal precisou interditar totalmente o trecho até a conclusão do trabalho de remoção. Após a limpeza da via, o tráfego foi normalizado.
Íntegra da nota da Energisa
A Energisa informa que no fim da tarde desta quarta-feira, dia 5, chuvas e ventos fortes atingiram a cidade de Palmeirante, causando danos à rede elétrica e provocando interrupção no fornecimento de energia para a região.
Imediatamente, equipes da Energisa se mobilizaram para atuar nos reparos. Após a realização de manobras, o fornecimento foi restabelecido para 80% dos clientes penalizados ainda na noite de ontem. Os trabalhos ocorreram de forma ininterrupta e o fornecimento foi restabelecido para toda a cidade no início da madrugada.
Devido à complexidade dos danos, equipes da distribuidora continuam atuando na zona rural de Palmeirante.
A Energisa orienta que em casos como esse, nunca se aproxime da rede elétrica ou toque em fios soltos no chão e entre em contato pelo Whatsapp no número 63 99222-6664, aplicativo Energisa On ou pelo 0800 721 3330.