Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) visitou Palmas neste sábado, 30, e falou sobre as prévias, onde enfrenta seu colega de partido, João Doria, como possível nome para disputar as eleições presenciáveis em 2022.

O governador destacou que o país está frustrado com a esquerda e direita e traz sua possível candidatura como um terceira via. “É uma oportunidade da gente apresentar a nossa visão de Brasil, para o futuro. Pois o Brasil está frustrado com a política na medida que dois campos extremos frustraram as expectativas da população com resultados negativos. O desemprego e inflação estão aí como estiveram no passado por gestões equivocadas. A gente tem que falar para o futuro para o Brasil. Viemos discutir o Brasil que queremos ser. O futuro do nosso país, como não enfrentamos estes problemas”, destacou.

Ele ainda reforça que sua missão é acabar com o que está tirando o poder de compra das famílias brasileiras. “O país precisa voltar a se desenvolver e parar de colocar a política no centro e parar de dividir nossa população e unirmos nossas diferenças em um bom debate político no campo das ideias sem atacar as pessoas, sem querer destruir um aos outros”, comentou novamente sobre a polarização da direita e esquerda.

Eduardo também destacou sobre diversidade. “Vivemos em um país de dimensões continentais, mas unidos em um mesmo sentimento, falando uma mesma língua, mas com uma diversidade própria nas questões econômicas, culturais, diferenças climáticas, mas que não devem servir como fatores para nos dividir, mas para nos fortalecer, desenvolver. A diversidade do povo brasileiro nos faz mais forte, não nos diminui”, afirmou.

Leite ainda esclareceu sobre seu perfil de gestor nestas prévias. “É natural que no processo de prévias você debata as diferenças dos candidatos. Mas temos estilos diferentes, e é isso que está em debate. Meu estilo é menos ataques às pessoas, mas ataques aí problemas. Essa etapa de destruído nos levou a muitos problemas”,

A reunião foi organizada pela deputada Luana Ribeiro (PSDB), e pelo deputado estadual Olintho Neto (PSDB), e reuniu políticos de todo o Tocantins como o deputado federal Carlos Gaguim, o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amashta (PSB), e o ex-senador, Ataides Oliveira.

Sobre Eduardo Leite

Eduardo Leite, 36 anos, é o governador do Estado do Rio Grande do Sul. Nascido em Pelotas, em 10 de março de 1985, tem mandato até 2022 e é o governador mais jovem do Brasil. Ao longo dos primeiros dois anos de mandato, promoveu uma série de reformas estruturais para conter o déficit das contas públicas do RS.

Com uma agenda focada no diálogo e na abertura do Estado para a iniciativa privada, aprovou a privatização de estatais, concessões de rodovias, um novo Código de Meio Ambiente, alterações na previdência e nas carreiras do funcionalismo, além da extinção de diversos benefícios e vantagens temporais dos servidores públicos de todos os escalões e poderes e uma redução gradual de impostos.

Leite foi prefeito de Pelotas entre 2013 e 2016. Antes, foi secretário municipal, vereador e presidente da Câmara Municipal na mesma cidade. Terminou o mandato de prefeito com 87% de aprovação popular nas pesquisas de opinião. O governador é bacharel em Direito, estudou políticas públicas na Columbia University, em Nova York, EUA, e cursou mestrado em gestão pública na Fundação Getúlio Vargas.