Maju Cotrim

Nos 20 maiores colégios eleitorais do Tocantins os cenários locais são diferentes. Em quase todos os atuais gestores vai buscar reeleição.

Há uma predominância do União Brasil, comandado pela senadora Dorinha e ainda do Republicanos do governador Wanderlei Barbosa.

Em vários locais entes da base governista estarão em palanques opostos.

Em Palmas, são várias as indefinições ainda mas pelo menos sete pré candidatos estão trabalhando para disputar. Pela primeira vez há possibilidade de segundo turno o que esquenta ainda mais a disputa.

Os gestores buscam aumentar suas ações e aprovações.

Em Araguaína a disputa se acentua entre o atual gestor Wagner Rodrigues (UB), o deputado Jorge Frederico (Republicanos) e tem ainda o petista Célio Moura. Wagner tem apoio dos três senadores e busca novas alianças e Jorge Frederico do governo estadual e deputados ligados ao Palácio.

Em Gurupi a prefeita Josi Nunes (UB) também vai á reeleição e já propôs amplo diálogo com as forças em busca de uma composição. Outro nome cotado é o do deputado Eduardo Fortes (PSD).

Em Porto Nacional o cenário segue entre o atual gestor Ronivon Maciel (que deve mudar de partido), o deputado Antônio Andrade (Republicanos) e um grupo que tenta construir uma terceira via.

Em Paraíso do Tocantins a disputa será entre o atual gestor Celso Morais (MDB), o ex deputado Osires Damaso (que irá para o Republicanos) e ainda o petista Dr Luiz Antônio.

Em Colinas do Tocantins o atual gestor Kasarin (UB) vai á reeleição e a oposição tenta se unir em torno de um único nome.

Em Araguatins o prefeito Aquiles da Areia (PP) vai disputar novamente e a oposição ainda se articula pra saber qual será o nome.

Em Guaraí a gestora atual Fátima (UB) vai enfrentar nas urnas o atual secretário estadual e ex vereador Saboinha Júnior (Republicanos).

No Bico, em Tocantinópolis o cenário ainda está se desenhando.

Em Formoso do Araguaia o atual gestor Heno (UB) vai disputar contra Guilherme Gama (que pode ir para o Republicanos) e o advogado Ronison Parente (MDB).

Em Miracema, 1ª capital do Tocantins, a prefeita Camila Fernandes (atualmente no MDB mas que pode mudar de legenda) vai para a segunda disputa este ano e a oposição também ainda tenta se organizar para saber quem de fato vai concorrer Com ela.

Em Dianópolis, o prefeito José Salomão (PT) vai disputar com o palanque da oposição que ainda está em formação. Estão como pré candidatos Djalma Parente, Jailton Bezerra e ainda Paulo da Mega.

Em Augustinópolis as movimentações ainda são poucas e o atual gestor Antônio do Bar vai á reeleição com pelo menos outros dois nomes na oposição tentam emplacar candidatura.

Em Lagoa da Confusão o cenário tem vários nomes que tentam se organizar para a disputa.

Em Pedro Afonso o atual prefeito Dr Joaquim(PP) vai disputar e também aguarda a definição da oposição e qual será o nome que vai concorrer com ele.

Mesmo cenário em Taguatinga, Terra das cavalhadas: o prefeito Paulo Roberto (que vai para o Republicanos) está no páreo por mais um mandato enquanto a oposição busca se consolidar.

Em São Miguel do Tocantins o prefeito Alberto vai disputar contra o médico Dr Fialho (PDT).

Em Miranorte vários nomes começam a se movimentar já que lá o gestor atual Carlinhos da Nacional já é reeleito.

Em Goiatins os nomes também estão se movimentando.

Em Sítio Novo do Tocantins o gestor Alexandre Farias já é reeleito e a atual secretária de saúde, Dora Farias (UB) é a pré candidata que tem despontado no cenário.