De Gurupi- Maju Cotrim

A prefeita Josi Nunes celebrou o início das atividades do terminal multimodal nesta quinta-feira, 23. A prefeitura de Gurupi, o Grupo Porto Seco e a Ecocidades Centro-Oeste assinaram o contrato de minério que deu início ás operações comerciais do terminal multimodal de Gurupi. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 23. Nem o vento forte nem a chuva tiraram o brilho do evento.

“Que esse pátio esteja totalmente transformado daqui um tempo e isso depende da união e desenvolvimento de todos nós”, disse a gestora.

“É simbólico estar aqui, este terminal como está aqui só para passar o trem não temos interesse e por isso temos que mudar essa realidade”, afirmou.

Josi fez um apelo aos órgãos para que os que detém a concessão da ferrovia possa autorizar as próximas etapas. “Nossa luta continua, não só queremos só ver isso aqui, queremos ver até pátio cheio”, disse.

Em entrevista á Gazeta, Josi agradeceu a ajuda e mobilização do senador Eduardo Gomes, do deputado Carlos Gaguim e ainda do governador Mauro Carlesse. “O nosso sonho é ver o minério saindo daqui, e vamos lutar com todas as armas”, pontuou.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maciel falou representando os vereadores e disse que o momento é a geração de emprego e renda chegando na cidade. “É o desenvolvimento chegando na nossa cidade e vamos torcer para que grandes empreendimentos cheguem aqui”, afirmou.

O prefeito de Muricilândia, Alessandro Borges falou representando os demais gestores presentes: “ o progresso chega literalmente pelos trilhos”.

“Pós pandemia não é ficar reclamando não… é ir atrás de progresso e desenvolvimento”, disse.

O secretário de Industria e comércio, Tom Lyra representou o governador Mauro Carlesse no evento e afirmou que o dia é histórico.

“Esse trilho que hoje passa em Gurupi vai levar nosso desenvolvimento e trará recurso financeiro”, disse.

O Terminal Multimodal, além do minério, pode receber carregamento de grãos granéis líquidos e outras cargas que depende do desenvolvimento da região.

Carga

A carga é proveniente de cidades próximas como Cavalcante, Niquelândia, São Valério além da região norte do Goiás e sul do Tocantins. O carregamento é recebido pelo terminal pelo modal rodoviário, após a formação de lotes serão embarcados via férrea até o Porto de Itaqui/MA por transportador ferroviário contratado é indicado pela Ecocidades.