Quer começar esta segunda-feira, 04, bem informado? Confira os principais assuntos do final de semana aqui na Gazeta!
Primeiro dia do Enem 2019
Primeiro dia do exame transcorreu com relativa normalidade, apesar de uma gafe no MEC horas antes da prova. Houve, no entanto, um vazamento da foto da prova que viralizou nas redes sociais, que o ministro da Educação minimizou. O tema da redação surpreendeu muita gente e um homem foi eleito o herói do dia.
Família de Marielle reage a Moro
A família da vereadora Marielle Franco se manifestou contrariamente à postura do ministro da Justiça, Sergio Moro, de defender a federalização das investigações sobre o caso. Marielle e o motorista que trabalhava com ela, Anderson Gomes, foram assassinados no centro do Rio em março do ano passado. Os familiares da vereadora divulgaram nota em que disseram discordar de Moro, por entenderem que o ministro sempre demonstrara pouco interesse pelas investigações do crime.
Eduardo ameaça oposição
Após afirmar essa semana ser a favor de um novo AI-5 –expediente que impôs censura e fechamento do Congresso, durante a ditadura militar –, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) entrou na mira de um grupo de parlamentares de partidos de oposição – entre os quais PT, PSOL e PDT –que o denunciou ao Conselho de Ética da Câmara. Nesse sábado (2), Eduardo usou suas redes sociais para avisar que pretende dar o troco nos seus críticos.
Óleo no Nordeste
Após a chegada de manchas de óleo ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) determinou neste domingo a suspensão por três dias da visitação ao local. A medida se dá para não atrapalhar as atividades de prevenção, controle e remoção do óleo e minimizar possíveis danos à saúde dos visitantes. A depender do possível avanço das partículas de óleo na região, a suspensão das visitas pode ser prorrogada.
Dengue avança e mata mais
O mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde revelou que, até 12 de outubro passado, foram registradas 689 mortes em decorrência da dengue em todo o país. O número é quase 5,4 vezes maior que as 128 mortes registradas no mesmo período de 2018. Foram registrados, ao todo, 1.489.457 milhões casos notificados de dengue em 2019, até dia 12 de outubro. O volume é quase 690% maior do que os 215.585 casos de 2018. A dengue atinge até o momento 708,8 em cada 100 mil habitantes. O Centro-Oeste é a região com a maior taxa de incidência, com 1.235,8 para cada grupo de 100 mil habitantes, ainda que tenha tido menor número de casos.
Ações trabalhistas
A fórmula de correção dos débitos em ações trabalhistas poderá ser alterada pelo governo federal. Hoje, os valores devidos por uma empresa –de FGTS a horas extras, entre outras dívidas com o trabalhador –são atualizados pelo indicador IPCA-E mais 12% ao ano. A proposta em estudo prevê manter o índice de inflação, mas alterar o segundo componente da correção para o juro da poupança.
Corinthians sem técnico
Acabou a segunda passagem de Fábio Carille no Corinthians. Mas ao contrário da primeira, quando o técnico se demitiu para trabalhar na Arábia, desta vez ele acabou dispensado ainda nos vestiários do Maracanã, após derrota por 4 a 1 para o Flamengo. “Agora é hora de juntar os cacos”, disse Andrés Sanchez, presidente do Timão, pouco depois da confirmação da notícia. “A pressão de vocês da imprensa e da torcida interferiu. E tem outras coisas que aconteceram e vocês não sabem”, acrescentou.
Fonte: Yahoo