Fenômenos temporários no litoral do Brasil favoreceram chuvas do fim de semana na Capital; Defesa Civil Municipal acompanha dados climatológicos

A chuva inesperada do último fim de semana é reflexo de fenômenos meteorológicos temporários, que atingiram o litoral do Brasil e favoreceram a entrada de umidade no centro do continente. “Não podemos considerar ainda como início do período chuvoso. Apesar de ter vindo em boa hora, aliviando a baixa umidade e o calor, a tendência que se espera é voltar a chover paulatinamente como sempre acontece a partir da segunda quinzena de outubro. No entanto, podemos, sim, esperar mais episódios de chuva nos próximos dias”, afirmou o professor meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral.

Segundo o professor, nos últimos dias, Palmas chegou a registrar umidade relativa do ar de 14%, nível muito baixo considerando que o percentual de 60% é o ideal. Os fenômenos temporários citados pelo especialista ainda devem refletir em um clima mais ameno por alguns dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para esta segunda-feira, 27, as temperaturas devem variar entre 22° C e 34° C, com umidade relativa do ar entre 40% e 90%, tempo nublado e possibilidade de chuvas isoladas. Para esta terça-feira, 28, também há chances de chuvas na Capital.

Os dados do Inmet, assim como de outros centros de monitoramento do clima, são utilizados pela Defesa Civil Municipal para elaboração de boletins de acompanhamento do cenário climatológico de Palmas. O superintendente do órgão, Bruno Grama, explica que o monitoramento auxilia na definição de respostas da Defesa Civil Municipal a situações de risco como por ocasião de chuvas volumosas e aumento do risco de alagamento ou na estiagem do risco à saúde em função de índices muito baixos de umidade relativa do ar ou mesmo aumento do risco de focos de calor.