Com história e cultura que transbordam, a Jordânia é um país que guarda passagens que estão dentre as mais conhecidas do mundo. Em seu terreno, muitos dos lugares são considerados sagrados devido a acontecimentos bíblicos, que foram identificados, escavados e protegidos, recebendo milhares de turistas nos dias de hoje. Caso esteja programando o seu próximo destino de viagem, esses onze marcos te oferecem motivos de sobra para visitar a Jordânia.

1. Betânia do Além Jordão
O local identificado como a área onde Jesus foi batizado fica na margem leste do Rio Jordão, no Reino de Hachemita. Betânia do Além do Jordão, por sua vez, é o antigo assentamento de João Batista e fica a meia hora de carro da capital do país, Amã. Esta área também é associada ao relato bíblico que conta como o profeta Elias subiu aos céus em uma carruagem de fogo.

Betânia Além do Jordão, na Jordânia (Foto: Divulgação)

Betânia Além do Jordão, na Jordânia (Foto: Divulgação)

2. Monte Nebo
Na peregrinação dos judeus à terra prometida, Moisés avistou a Canaã do Monte Nebo. Apesar de ter conduzido o “povo de Deus”, o profeta morreu antes de chegar ao local, tendo sido enterrado no vale em frente a Beth-peor. O Monte Nebo também é onde Jeremias escondeu a Arca da Aliança, a Tenda e o Altar de Incenso. Por conta destas passagens, a área se tornou ponto turístico e abriga uma igreja, construída no século 4 e ampliada nas próximas centenas de anos.

Monte Nebo, na Jordânia (Foto: Divulgação)

Monte Nebo, na Jordânia (Foto: Divulgação)

3. Amã
Para diversão, vale a visita para conhecer as águas termais e as ruelas antigas. Para os religiosos, a capital da Jordânia é importante, pois foi onde se passou a famosa história de Davi e do gigante Golias. 

Amã, na Jordânia (Foto: Divulgação)

Amã, na Jordânia (Foto: Divulgação)

4. Umm Qays
Dentre os milagres de Jesus, o Umm Qays é onde ele explusou espíritos de um homem e os encaminhou para um rebanho de porcos. Os animais possuídos se jogaram do precipício em direção às águas do Lago de Genesaré. Além disso, uma basílica do século 4 foi descoberta e escavada no local, podendo ser visitada por turistas.

Umm Qays, na Jordânia (Foto: Divulgação)

Umm Qays, na Jordânia (Foto: Divulgação)

5. Anjara
Uma carvena na região já foi leito de descanso para Jesus, seus discípulos e a Virgem Maria. O local fica entre Mar da Galiléia, as cidades de Decápolis, Betânia além do Jordão e Jerusalém. Atualmente, há um santuário moderno na caverna, batizado de Igreja de Nossa Senhora da Montanha.

Templo em Anjara, na Jordânia (Foto: Divulgação)

Templo em Anjara, na Jordânia (Foto: Divulgação)

6. Mukawir
De acordo com Josefo, historiador romano-judeu do século 1 depois de Cristo, Mukawir ou Maquero foi o palácio de Herodes, governador da região quando Jesus era vivo. Foi neste forte no alto da colina que Herodes Antipas, filho de Herodes, prendeu e mandou decapitar João Baptista, após a dança fatídica de Salomé.

Mukawir, na Jordânia (Foto: Divulgação)

7. Madaba
O local é mencionado muitas vezes no Antigo Testamento nas histórias de Moisés e da busca pela terra prometida. Ele abriga mosaicos bizantinos que podem ser identificados como uma das melhores coleções do mundo. Eles constituem pisos de igrejas ou ficam exibidos no Parque Arqueológico de Madaba. Há também o desenho do mapa de Jerusalém e da Terra Santa. As obras de arte foram construídas entre os séculos 4 e 7, e sobreviveram bem conservadas até hoje.

Madaba, na Jordânia (Foto: Divulgação)

8. O Mar Morto e a Caverna de Ló
Cenário de muitas histórias do Antigo Testamento, o Mar Morto já abrigou as cidades destruídas por Deus, Sodoma e Gomorra. Acredita-se que as regiões são as ruínas das antigas cidades muralhadas de Bab ed-Dhra’ e Numeira, na planície central a sudeste do Mar Morto. Além disso, uma cavena na região foi identificada por ser abrigo para Ló e suas filhas, que puderam fugir antes da destruição. A área fica próxima à cidade de Zoar, atual Safi. Em volta da caverna, foi construída uma igreja e um mosteiro dedicados a S. Ló.

Caverna de Ló, na Jordânia (Foto: Divulgação)

Caverna de Ló, na Jordânia (Foto: Divulgação)

9. Pella
O nome da região se refere a “Penuel”, que siginifica “a face de Deus”. O local foi batizado por Jacó após ter lutado toda a noite com Deus sob a forma de um homem ou anjo. Ali, fica o enorme templo da Idade do Bronze e do Ferro, que é o bem mais preservado do Antigo Testamento na região.

Pella, na Jordânia (Foto: Divulgação)

10. A Estrada do Rei
O caminho é a rota de comunicação mais antigo do mundo, ligando a a antiga Bashan, Giliad e Ammon, no norte, com Moabe, Edom, Paran e Midian, no sul. O trecho fez parte da peregrinação de Abraão, patriarca judeu, da Mesopotâmia até Canaã.

Estrada do Rei, na Jordânia (Foto: Divulgação)

11. Petra
A tradição local conta que a nascente em Wadi Musa (Vale de Moisés), à saída de Petra, foi o local onde Moisés bateu na rocha e fez jorrar água. A região também é mencionada na Bíblia como Sela e Joktheel, tendo feito o êxodo judeu à terra prometida. O irmão de Moisés, Aarão, também foi entrerrado ali. Além disso, Petra foi a última parada dos três reis magos, que foram visitar o menino Jesus em seu nascimento, em Belém.

Petra, na Jordânia (Foto: Divulgação)

fonte: Portal Casa e Jardim

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado24 horas por dia:
Twitter - Gazeta do CerradoTwitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
YouTube - Gazeta do CerradoYouTube vídeo reportagens e transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796