Os jovens de 17 a 29 anos, que querem ser empreendedores, terão a oportunidade de se capacitar de maneira gratuita e on-line, por meio do programa Juventude Empreendedora, lançado nesta quarta-feira, 12, pelo Governo do Tocantins. O programa é uma realização do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Agência de Fomento do Tocantins, da Besouro Agência de Fomento Social e do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O vice-governador Wanderlei Barbosa, que assinou o termo de pactuação representando o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, ressaltou a importância do programa para os jovens tocantinenses. “Projetos como esses retiram os jovens do anonimato e dão a eles oportunidade de terem um futuro melhor, ao mesmo tempo em que, norteiam o futuro do nosso Estado. E, todos os projetos que são benéficos para os jovens têm a atenção do governador Mauro Carlesse e de toda a Gestão”, afirmou.

Leia também: Quando a educação é a alma (ou arma) do país

Um piloto do programa já havia sido implantado de forma presencial em 2019 no Tocantins, mas devido às dificuldades impostas pela pandemia, teve que ser remodelado para o formato digital. Para este ano, estão sendo ofertadas 30 mil vagas para jovens de 17 a 29 anos.

O presidente do Conjuve, Marcus Barão, destacou os benefícios da parceria com o Estado. “Os jovens, nesse momento de pandemia, têm sofrido com o desemprego, com dificuldades em se qualificar. Essa parceria com o Governo do Tocantins vai fazer toda a diferença na vida desses jovens, principalmente pela iniciativa, inédita no país, em liberar crédito para esses futuros empreendedores”, ponderou.

O secretário-geral do Conjuve, Gustavo Gama, primeiro tocantinense a ocupar o cargo, também ressaltou o empenho da Gestão para a realização do programa no Estado. “Nós só temos a agradecer ao governador Mauro Carlesse por essa sensibilidade e pelo esforço de estar trazendo benefícios para mais de 400 mil jovens tocantinenses, reafirmando o seu compromisso com a agenda da juventude”, ressaltou.

As inscrições para o programa poderão ser feitas no site https://www.juventudeempreendedora.com/. As aulas têm início no próximo dia 24 e prosseguem até o dia 28 de maio, com aulas todos os dias, das 19 às 22 horas, por meio do canal da Agência Besouro no youtube.

Incentivos

O Tocantins será o primeiro Estado a liberar linhas de crédito para os jovens que fizerem parte do programa. O anúncio foi feito pela presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha. “A Fomento e o Governador acreditam que esses jovens vão entregar projetos de valor para o Estado. Por isso, liberaremos linhas de créditos com juros baixos, carência e prazos longos para que os novos empreendedores deem prosseguimento nos seus negócios”, informou.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, comemorou os benefícios que a vinda do programa para o Estado irá proporcionar aos jovens. “O programa que estamos trazendo para o Tocantins complementa outras ações que já temos ativas no Estado, e a presença da Agência de Fomento neste projeto mostra como essa Gestão tem trabalhado de maneira articulada pensando não só na formação, mas na continuidade do trabalho desses jovens”, ressaltou.

Metodologia

O presidente da Agência Besouro, Vinicius Lima, explicou sobre a metodologia que será aplicada no curso. “Estamos trazendo, para este programa, a metodologia by necessity, exclusiva da Agência Besouro, que ensina a transformar uma ideia em negócio com baixo custo e por isso atesto que os jovens tocantinenses têm sim capacidade de serem empreendedores”, destacou.

A metodologia by necessity trabalha o empreendedorismo a partir da vivência do aluno, abordando o modelo tradicional de planos de negócios e adaptando para a utilização de pequenos empreendedores, de forma a possibilitar sua execução em até cinco dias.

Sobre o Programa

O programa Juventude Empreendedora foi criado para capacitar os jovens a abrirem seus próprios negócios, estando presente em mais de 20 países e em alguns estados do Brasil, na sua segunda edição. Devido à pandemia do novo Coronavírus, a iniciativa se adaptou para ser implantada na internet, surgindo o Juventude Empreendedora Online, que visa apoiar jovens que precisam abrir um negócio para ter renda própria e também os pequenos e microempreendedores que enfrentam dificuldades para manter o negócio com as portas abertas e lucrando, mesmo em meio à pandemia.

A capacitação é dividida em 11 etapas que abordam finanças, comunicação on-line e off-line, gestão de pessoas, entre outros. Esse projeto também conta com dicas e guias práticos para auxiliar a sobreviver à crise e encontrar uma nova oportunidade de geração de renda em 2021.

Presença

Também participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, Antonio Andrade; o vice-presidente da Associação Tocantinense de Municípios e prefeito de Pequizeiro, Jocélio Nobre, e as deputadas estaduais Luana Ribeiro, Valderez Castelo Branco e Vanda Monteiro.