
Até dia 25 de setembro estão prorrogadas as inscrições para workshop ‘A produção audiovisual no ambiente escolar’ e para a oficina ‘Técnicas de produção audiovisual para estudantes’, promovidos pelo IV Festival de Cinema Estudantil Você na Tela.O Workshop acontece no dia 28 de setembro, às 14 horas, no Cine Cultura. Já a oficina será realizada nos dias26 e 27 de setembro, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, também no Cine Cultura. A iniciativa é uma parceria da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e a produtora e escola de audiovisual KZA Cine.
Tanto o workshop quanto a oficina serão ministrados pelo realizador Esdras Campos e contarão com a participação do elenco e equipe dos curtas ‘Menina Bonita de Trança’ e ‘A Lenda do Urso Mal-Assombrado de Raposa Serra do Sol’, vencedores da segunda e terceira edição do ‘Você na Tela’.
A coordenadora do ‘Você na Tela’, Elisângela Dantas, explica que a realização das oficinas faz parte do cronograma de ações do Festival que também prevê ações de capacitação dos estudantes. “A promoção das oficinas é muito importante para os participantes do ‘Você na Tela’, tanto os professores como os alunos. É um momento de consolidação das políticas do cinema e educação, um avanço no sentido da formação deste jovem realizador no âmbito profissional”, explica ela.
Os conteúdos aplicados
Orientação básica sobre o conhecimento de como produzir e dirigir conteúdos audiovisuais. Serão abordados os fundamentos da linguagem cinematográfica, equipamentos, padrão de filmagem e edição documental, fotos, censores, iluminação, planos, enquadramentos, distancia focal,bouquet, Rolling Shutter,posição de câmera.
“O audiovisual é uma das principais ferramentas de transformação na sociedade. Podemos observar isso a todo momento ao acessarmos o celular bem como outros eletroeletrônicos. O uso desta poderosa ferramenta é indispensável para construção das relações interpessoais. Como facilitador pedagógico nas oficinas do ‘Você na Tela’, iremos nos aprofundar em técnicas, conceitos e aplicações indispensáveis para elaboração de conteúdos em Audiovisual, tanto para o professor orientador quanto para o aluno jovem realizador”, explica Esdras Campos.

Conteúdos
Áudio:conceitos, elos e cadeia do som, processos, tipos de captação, som direto, baixa e alta impedância, balanceamento de sinal, rf,watts, armazenamento, mixagem, masterização.
Vídeo:conceitos básicos de cinematografia (princípios da fotografia, sensores, lentes, exposição,write balance)settinge relação custo benefício. Tipos de câmara, operação de câmeras digitais, iluminação cênica. Movimentos de câmera, estrutura de imagem/som, relação custo benefício.
Orientação básica sobre o conhecimento de como produzir e dirigir conteúdos audiovisuais. Serão abordados os fundamentos da linguagem cinematográfica, equipamentos, padrão de filmagem e edição documental, fotos, sensores, iluminação, Planos, enquadramentos, distancia focal,bokeh, rolling shutter,posição de câmera, abordando diversos aspectos produção audiovisual.
Vagas e inscrições
Podem participar das oficinas estudantes de 08 a 17 anos, acompanhados de professor orientador.
São ofertadas 100 vagas para o workshop e 40 para as oficinas.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de setembro peloslinks.
Esdras Campos – Produtor Cinema e TV
Mineiro de Belo Horizonte músico estudou Piano na Universidade Federal de Minas Gerais/Cenex (UFMG, e atual comoRoteirista, diretor de TV e Cinema.
Na produção audiovisual trabalhou nas seguintes produções: roteiro e direção no documentário ‘Sou do Barro Kza Filmes 2017; Roteiro e Direção Curta ‘Acontece’ Gaditas Filmes e Kza Filmes, 2016; Sound Designer no filme ‘Palmas eu gosto de Tu’ Super Oito, 2014; Sound Designer Edição de Som no filme ‘Ouça-me’ Super Oito, 2014; Operador Gimbal Série ‘O Boneco de Barro e o Rei’ Spatium Arte e Cultura 2017; Sound Designer ‘Nele minha fortaleza’ Gaditas filmes, KZA Cine, 2017; Som direto no web série ‘Microcontos’ Super Oito e associados, 2014; Som direto no filme ‘Apoio Cultural’ Jubalina e associados, 2016; Seleção e Encaminhamento equipe de produção no filme ‘Em nome da morte’, TV Zero e Globo Filmes, 2016; Banca de Jurados na mostra de Cinema Miragem em Miracema, 2015; Banca de Jurados Prêmio Você na Tela Prefeitura de Palmas, 2017; Sound Designer filme ‘A massa que faz o pão’ do diretor Hélio Brito, contemplado pelo Ministério da Culturam, Março 2018.
Microfonista no filme longa metragem ‘O barulho na noite’ Outubro 2018; Sound Designer Curta ‘A Fuga’ Super Oito Outubro 2018.
fonte: Site da Prefeitura de Palmas