A proposta é chamar a atenção para o colapso do Cerrado

O Dia do Cerrado promete ser agitado. Coordenados pelo Slow Food Cerrado e Coalizão pelo Clima SP, em 11 de setembro, diversas associações, movimentos, indígenas, povos e comunidades tradicionais promoverão uma ação conjunta nas redes virtuais. A intenção é que, com isso, chamem a atenção de políticos e principalmente da sociedade para o colapso do Cerrado.

“Já é mais do que conhecido que o Cerrado foi devastado. Da sua cobertura original, metade já foi derrubada. Tivemos uma grave crise hídrica ano passado, e as queimadas só pioram a cada ano, tudo interligado com a destruição da nossa savana. Corremos o risco de ser o próximo hotspot de uma nova pandemia. E tudo isso passa pelo descaso dos políticos e pelo desconhecimento da população sobre a importância de preservar o Cerrado”, diz Jean Marconi, porta-voz do Slow Food Cerrado.

“Os povos e comunidades tradicionais são os que mais sofrem. Pra eles, a mata é muito mais que habitação e sustento, tem uma conexão espiritual. Os indígenas estão travando uma luta diária; é invasão às terras, agrotóxicos que o vento leva, poluição dos rios, mineração ilegal… É um ecocídio”, enfatiza Marília Cyrne, da Coalizão Global pelo Clima em São Paulo.

Mobilização

Diversas associações e entidades participarão da mobilização, entre elas: Associação Indígena Xakriabá Aldeia Barreiro Preto, Associação Hotxuá do Povo Indígena Krahô, Comunidade Quilombola Furado Seco – Brejo dos Crioulos, Rede Cerrado, Movimento SOS Cerrado, Fundação Mais Cerrado, Fridays For Future Brasil, e outras.

No dia 11/09 os participantes postarão nas redes sociais diversas imagens, textos e vídeos alertado sobre os impactos negativos da ação do homem no Cerrado. Para saber mais e participar da manifestação, entre em contato através dos perfis:

http://www.instagram.com/slowfoodcerrado

http://www.instagram.com/coalizaopeloclimasp

http://www.instagram.com/coalizaoclimabh

Mobilização Internacional 

Dia 11 de setembro  

Com 65 milhões de anos, é o mais antigo bioma brasileiro e o único que tem contato com todos os outros, interligando-os. Conhecido como a Savana mais rica do mundo, estima-se mais de 300 mil espécies de animais e aproximadamente 12 mil plantas catalogadas. 

É um hotspot também muito ameaçado, com perspectivas de que colapse em 2030, tendo *mais de 80% de sua cobertura original* já atingida de alguma forma pela ação do capital. 

É um território que tem sobre si um projeto político de invisibilização, que serve justamente para sua maior predação, o que é um fator muito importante para entender o desconhecimento que boa parte da comunidade, nacional e internacional, têm sobre sua existência. 

Então, nesse dia 11 de setembro queremos fazer uma movimentação internacional, através das redes, das mídias, de projeções; para gritar para os Mundos que o Cerrado *existe* e *resiste*.

Sabemos que não é o primeiro movimento nesse sentido, e não será também o último. 

http://www.instagram.com/slowfoodcerrado

http://www.instagram.com/coalizaopeloclimasp

  http://www.instagram.com/coalizaoclimabh  

Você pode usar suas imagens e textos. O  importante é usar as hashtags

Vídeo explicativo: https://youtu.be/90E-qyrQelk

Nosso manifesto:

 

Veja abaixo estudo importante sobre o assunto

Cerrado em extinção: 

https://docs.google.com/document/d/1X2U9U7QoxQ_2Al7vk41JFN-LmjHtUX35_fFTjqx-MXo/edit