Maju Cotrim
O longa metragem que contará a infância do ex-piloto Ayrton Senna no Tocantins foi aprovado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e os preparativos começam a ter andamento. O filme será dirigido pelo premiado cineasta Vicentini Gomez que está em Palmas nesta quinta-feira, 25. O longa leva o título de Ayrton: Meninices no Coração do Brasil.
Em conversa com a Gazeta do Cerrado, Vicentini falou mais detalhes sobre o longa. Ele disse que vai precisar do apoio logístico do governo e demais parceiros. “Vamos falar de cultura e folclore do Tocantins para que as pessoas conheçam mais o Tocantins”, disse. O filme terá repercussão internacional, segundo ele.
O cineasta falou em “correr contra o tempo” para lançar o filme no próximo ano quando Airton completaria 60 anos. “O Senna é uma das maiores personalidades automobilísticas do mundo, podemos ser sem dúvida um dos filmes mais assistidos do cinema brasileiro”, afirmou.
A Ancine autorizou R$ 2,8 milhões para realização do filme que é o orçamento geral para o longa. Ele falou ainda da importância do filme estar em festivais.
Sobre a seleção de atores ele disse que os locais terão espaço e que os idosos irão participar ativamente contando a história.
Vários empresários também participaram da coletiva.
As gravações não serão só em Taipas e até o Jalapão será retratado. Algumas histórias serão reconstituídas.
Vicentini Gomez
Vicentini Gomez é produtor, roteirista, diretor, ator, mímico e professor de cinema, teatro e TV. Seus filmes foram classificados em mais de 50 festivais de cinema e vídeo no Brasil e Exterior. Com seus espetáculos fez tournées pela Europa e América do Sul. Ganhou diversos prêmios, como o Mambembe do Ministério da Cultura – MinC, o de melhor ator do festival de verão de Madri-Espanha de 1981 e o de melhor filme da XXVII Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Produtor, Roteirista e Diretor da Série ConsCiência na Cultura, projeto em parceira com a UNESP – Universidade Estadual Paulista, veiculado pela TV Cultura de São Paulo. Produtor, Roteirista e Diretor do longa metragem Porto das Monções. Produtor, Roteirista e Diretor do longa metragem História & Estórias. Criador da série O Baú da História, para crianças, que conta em filmes a história das Cidades Brasileiras. Criador da série Plaquita. Foi diretor da APETESP (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo) de 1990 até 2004. É membro da UBE – União Brasileira de Escritores. Recentemente representou o Delegado Cavalcante na novela Joia Rara e o Serjão na novela Avenida Brasil da TV Globo. No ar no SBT como o Italiano Giuseppe na novela Cúmplices de um Resgate. Atualmente com exibição em circuito universitário do filme longa metragem Justiça! Uma história. Em fase de produção do longa metragem “Duzinda”.
________________________________________________________________________