Entre as ações da deputada Claudia Lelis, PV, para o outubro rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, estão a destinação de emenda parlamentar para aquisição de um aparelho de mamógrafo para o hospital regional de Taquatinga, região sudeste do Estado e apresentação de requerimentos e projetos de lei.
A deputada estadual propôs PL para que servidoras que trabalham no serviço público do Estado do Tocantins tenham direito a um dia de folga ou dispensa para a realização dos exames de rastreio preventivo contra os cânceres de mama. A lei estabelece que a dispensa ou folga é uma vez por ano e não terá nenhum tipo de ônus às servidoras. Os comprovantes deverão ser recolhidos pelo órgão público e devidamente arquivados.
“ A luta pelo combate e prevenção ao câncer de mama não é uma luta somente das deputadas dessa Casa de leis, mas de toda a sociedade e por isso conclamo a todos se unirem nessa luta”, reforçou Lelis.
A parlamentar também apresentou requerimento, em regime de urgência, para criação do programa “Agenda Aberta”, para que o Governo do Estado, durante todo o mês de outubro, implante a Agenda Aberta, onde pacientes atendidas nos centros de saúde de Palmas e demais municípios do Estado, que precisarem de exame de mama sejam encaminhadas diretamente à ginecologia do Hospitais de Referência da região.
“ É necessário mais que apenas uma política da cor rosa e do marketing. É preciso ação e mobilização, é preciso recursos, é necessário Governos e sociedade se unirem”, defendeu a parlamentar durante o anuncio de ações e projetos para o outubro rosa.
Segundo a deputada o Tocantins já avançou muito na questão os mamógrafos e temos hoje diversos hospitais de referência da rede pública com esses equipamentos, fruto de muitas emendas parlamentares. “Por isso, estou destinando emenda parlamentar no próximo ano para compra de um equipamento de mamógrafo para o Hospital Regional de Taguatinga, na região sudeste. Taquatinga é centro de referência para região e esse mamógrafo irá beneficiar centenas de mulheres tocantinenses”, destacou Lelis.
Fonte: Ascom Cláudia Lelis