Com setor hoteleiro ocupado, voos lotados e economia aquecida, Palmas se prepara para receber de 16 a 19 de setembro a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. O evento tem apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Turismo (Agtur). As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.soea.org.br/.
A abertura oficial do evento será realizada a partir das 18 horas de segunda-feira, 16, e logo após será realizada uma solenidade Láurea ao Mérito, dedicada a homenagear grandes nomes da engenharia brasileira,além de entidades e instituições que prestam relevantes serviços ao setor.
A estrutura está praticamente pronta para abrigar cerca de 3.500 participantes de todo o Brasil, dentre entre profissionais, estudantes, pesquisadores e representantes de órgãos públicos. Conforme a organização do evento, o tema deste ano abordará: “As Estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional”, por meio de painéis, simpósios, palestras, mesas-redondas, minicursos, workshops, exposições e fóruns, dentre outras atividades.
Dentre os assuntos que serão debatidos estão: a indústria da construção civil; as políticas de infraestrutura, a regulação nos serviços de saneamento básico; a segurança e fiscalização de barragens; a gestão de riscos na mineração, a geopolítica do petróleo; o meio ambiente e a sustentabilidade e os empreendimentos agrícolas; dentre outras pautas.
Para a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, essa é a oportunidade para a troca de conhecimentos entre os participantes, e reafirma que a Capital possui toda a estrutura necessária para abrigar grandes eventos, com uma boa rede hoteleira, infraestrutura, logística e segurança.
Por meio da assessoria de imprensa, o engenheiro civil e presidente do Conselho Federação de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, informou que o Soea vai apresentar subsídios fundamentais ao debate sobre o crescimento econômico e social do Brasil.
Tocantins
Os debates sobre as particularidades do Tocantins ganham espaço na terça-feira, 17, com os painéis sobre os ‘Biomas do Estado do Tocantins – Monitorar para proteger e desenvolver’; ‘Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Estado do Tocantins’; ‘Aterro Sanitário de Palmas: Estudo de caso do primeiro aterro sanitário da região Norte’ com captação de biogás e sobre o panorama da Piscicultura em Tocantins e Perspectivas da Tilapicultura em tanques-rede no Tocantins.
Realização
O Soea é coordenado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea -TO) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua).
fonte: Secom Palmas