A Prefeitura de Peixe, cidade do sul do estado, abriu um edital de concorrência para concessão do direito de exploração da Ecopraia da Tartaruga por um período três anos. O destino é um dos mais procurados da região durante a temporada de praias do Tocantins e em anos anteriores chegou a receber mais de 20 mil pessoas. Segundo o município l, o motivo é a falta de recursos para custear a estrutura e programação.

O edital de concessão foi lançado no último dia 13 de maio e receberá propostas até o próximo dia 25. Além da área da praia, também será concedida, de forma gratuita, a região onde é feito o estacionamento dos veículos às margens do rio Tocantins. Confira o edital.

Segundo o documento, a temporada na Ecoparia da Tartaruga será realizada anualmente no período de junho a agosto. A empresa vencedora deverá organizar, operacionalizar e coordenar a execução de todos os eventos, fornecendo todo o material e serviço técnico necessário.

A remuneração da empresa vencedora será feita pela exploração dos espaços públicos durante a temporada, mas o documento não deixa claro se será cobrada taxa de entrada ou de estacionamento. Por outro lado, especifica que a proposta dever conter um plano de exploração da travessia dos usuários para a praia.

Os empresários interessados deverão apresentar um projeto para montagem de toda estrutura, campanha publicitária para a temporada, um calendário de eventos, estimativa de investimentos e geração de empregos, entre outras informações.

A justificativa da prefeitura é que o município está com a situação financeira ruim e tem outras prioridades a serem cumpridas com o pagamento do novo piso do magistério, reajustes de salários, reajustes, além da necessidade de investir na infraestrutura da cidade.

A Ecopraia da Tartaruga é uma das mais procuradas durante o verão tocantinense. A praia de areias brancas surge no verão no meio do rio Tocantins. Nos últimos anos a temporada foi cancelada por causa da pandemia de Covid. Para este ano, com a retomada das atividades e eventos, a expectativa é que o destino volte a atrair muitos turistas.

fonte: G1