87% dos consumidores da Capital pretendem comprar na Black Friday deste ano. É o que indica pesquisa realizada pelo SPC Brasil em parceria com a Offerwise Pesquisas, e repassada para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas. O número representa 9% a mais do que a mesma data de 2022.
Segundo os entrevistados, a principal razão para comprar na Black Friday deste ano é a oportunidade de comprar algo que já estava precisando a um preço mais baixo (73%), seguida da vontade de antecipar as compras de Natal com descontos (37%) e querer aproveitar as promoções mesmo sem necessidade de comprar (21%).
Em média, os consumidores pretendem comprar 3,6 produtos. Os produtos mais desejados são roupas (46%), calçados (39%), cosméticos e perfumes (27%), eletrodomésticos (27%), e artigos para a casa (21%). A média de gastos será de R$1.250,00, R$89 a mais que em 2022.
A pesquisa ainda mostra que, em comparação com o ano passado, os consumidores irão abrir os bolsos: 45% pretendem gastar mais nesta Black Friday, 24% gastar o mesmo valor e 23% gastar menos. Os motivos para gastar mais são: consideram que vale a pena aproveitar a promoção (44%), economizar ao longo do ano (40%), comprar mais produtos (34%) e pagamento facilitado (27%). Já para gastar menos: 51% para economizar, 43% têm outras prioridades de compra, 37% querem evitar dívidas, e 32% não estão precisando de muitas coisas, e não compram sem necessidade.
O consumidor precisa se manter atento para evitar gastos desnecessários e endividamentos. De acordo com o levantamento, 25% admitem que costumam gastar mais do que podem no evento e 9% pretendem deixar de pagar alguma conta para gastar na Black Friday. Além disso, 25% dos que pretendem fazer compras na Black Friday estão com o pagamento de contas em atraso, sendo que desse número 70% estão negativados.
“A Black Friday é uma data de muita importância para o nosso comércio. O varejo prepara bons produtos com grandes descontos para os clientes, e esses precisam se atentar aos gastos indevidos. O número de endividados em Palmas continua crescendo mês a mês, indo contra a média nacional, e o ideal é pesquisar os preços para que o orçamento de final de ano não seja estourado”, afirma Silvan Portilho, presidente da CDL Palmas.
Outro dado que merece destaque é a forma de pagamento. À vista lidera a preferência dos consumidores (79%). Considerando o número geral, 48% pretendem pagar os produtos com PIX, 48% com cartão de crédito parcelado, 28% com cartão de débito e 24% com cartão de crédito à vista. As lojas online serão escolhidas por 85% dos consumidores, com destaque para os sites e aplicativos de varejistas nacionais (50%), os sites e aplicativos internacionais (43%) e sites de lojas de departamento (30%). Já 56% vão optar pelas lojas físicas, em especial os shoppings (29%).
Outros dois pontos importantes para se destacar ao consumidor são a prioridade para o comércio local e o planejamento financeiro, como alerta o presidente da CDL Palmas. “Muitas vezes o consumidor não pesquisa no comércio palmense e já de cara faz sua compra na internet por ter essa ideia de que a Black Friday é uma promoção mais digital. No entanto, o comércio está preparado, com preços competitivos e com o bônus de não ter que gastar com frete e nem ter que esperar para o produto chegar. Pesquise, vá no nosso comércio, compare os preços. Outra pauta importante é analisar se aquela compra vai ser realmente útil, se vai afetar o orçamento familiar. Analise, faça as contas e assim, evite o endividamento”, finaliza Silvan.
Fonte – Ascom CDL Palmas