
Uma operação da Polícia Civil desarticulou uma célula criminosa especializada no tráfico de cocaína em Araguaína, no norte do Tocantins. A ofensiva ocorreu entre segunda, 7, e terça-feira, 8, resultando na prisão de dois suspeitos, apreensão de uma moto de luxo, uma motoneta, um barco e armas de fogo. Um dos presos é conhecido como “Lorin”, de 47 anos, apontado como líder do esquema.
A ação foi conduzida pela 3ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc – Araguaína), com o apoio do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE). A apreensão dos veículos foi feita em uma casa no Setor Itapuã, de propriedade de Lorin, que já havia sido preso pela Denarc em 2019, cumpriu pena e foi liberado em 2024. Mesmo após a prisão, ele teria retomado as atividades no tráfico de drogas.
Entre os bens apreendidos estão uma motocicleta de alto padrão — uma Honda CBR 650 — uma motoneta Honda Biz e um barco. Segundo o delegado José Anchieta, os veículos eram utilizados nas entregas de drogas pela cidade e teriam sido adquiridos com recursos provenientes do tráfico.
“Com essa operação, conseguimos localizar mais bens do grupo criminoso e desarticular a atuação deles na cidade. Além das apreensões, conseguimos estourar o laboratório onde a cocaína era preparada para venda”, explicou o delegado.
Laboratório de drogas e tentativa de fuga
O ponto central das atividades criminosas funcionava em uma casa no Setor Dom Orione, que servia como laboratório para o refino da cocaína. No local, os policiais encontraram mais de 10 quilos do entorpecente, além de duas prensas hidráulicas utilizadas na compactação da droga para comercialização.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os suspeitos tentaram fugir ao perceberem a chegada das viaturas. Eles estavam em um carro e, na tentativa de escapar, lançaram pela janela duas pistolas — uma calibre .40 e outra 380 — além de aproximadamente 1 kg de cocaína que seria entregue a um cliente.
A fuga terminou quando os agentes atiraram nos pneus do veículo, após os criminosos jogarem o carro contra uma motocicleta. Os suspeitos foram detidos em flagrante e conduzidos à sede da 2ª Denarc, onde o material apreendido será periciado.